Criar tabelas dinâmicas

  1. Posicione o cursor dentro de um intervalo de células contendo valores e cabeçalhos de colunas e linhas.

  2. Selecione Inserir - Tabela dinâmica. A caixa de diálogo Selecionar origem aparecerá. Escolha Seleção atual e confirme com OK. Os cabeçalhos da tabela serão mostrados como botões na caixa de diálogo da Tabela dinâmica. Arraste esses botões para as áreas de leiaute "Campos de página", "Campos de coluna", "Campos de linha" e "Campos de dados".

  3. Arraste os botões desejados para uma das quatro áreas.

Arraste um botão para a área Campos de página para criar um botão e uma caixa de listagem em cima da tabela dinâmica gerada. A caixa de listagem pode ser utilizada para filtrar a tabela pelo conteúdo do item selecionado. Você pode arrastar e soltar o botão dentro da tabela dinâmica gerada para utilizar um outro campo de página como filtro.

Se o botão for solto na área Campos de dados, ele receberá uma legenda que também mostrará a fórmula a ser utilizada para calcular os dados.

  1. A ordem dos botões pode ser alterada a qualquer momento. Simplesmente mova os botões para posições diferentes na área com o mouse.

  2. Remova o botão ao arrastá-lo de volta para a área dos outros botões à direita da caixa de diálogo.

  3. Para abrir a caixa de diálogo Campo de dados, faça um clique duplo em um dos botões na área Campos de linha ou Campos de coluna. Utilize a caixa de diálogo para selecionar as condições e o alcance que o LibreOffice calculará os subtotais de exibição.

Saia da caixa de diálogo da tabela dinâmica ao pressionar OK. Um botão de Filtro será inserido, ou um botão de página para cada campo de dados solto na área Campos de página. A tabela dinâmica será inserida mais para baixo.

Abrir arquivo com exemplo:

♥ Doe para nosso projeto! ♥