Características do LibreOffice Writer

O LibreOffice Writer permite criar documentos de texto que podem incluir objetos, tabelas ou gráficos. Pode guardar os documentos em vários formatos, incluindo o formato ODF (OpenDocument), o formato .doc do Microsoft Word ou HTML. Além disso, pode exportar o seu documento para o formato PDF (Portable Document Format).

Escrita

O LibreOffice Writer permite criar documentos básicos como memorandos, faxes, cartas, currículos e unir documentos, bem como documentos longos e complexos ou com várias partes, bibliografias, tabelas de referência e índices.

O LibreOffice Writer inclui diversas funcionalidades úteis como um verificador ortográfico, um dicionário de sinónimos, a correção automática, a hifenização assim como diversos modelos de documentos. Também é possível criar os seus modelos através do assistente.

Design e estrutura

O LibreOffice disponibiliza diversas opções para a criação de documentos. Utilize a janela Estilos para criar, atribuir e modificar estilos para parágrafos, caracteres individuais, molduras e páginas. Além disso, o Navegador ajuda-o a explorar rapidamente os documentos bem como a sua visualização através de um esquema, mantendo um registo dos objetos que foram inseridos no documento.

Também pode criar vários índices e tabelas em documentos de texto. Pode definir a estrutura e o aspeto dos índices e das tabelas, de acordo com as necessidades individuais. As hiperligações e marcadores ativos permitem avançar diretamente para os respetivos itens no texto.

Publicação em ambiente de trabalho com o LibreOffice Writer

O LibreOffice Writer contém várias ferramentas de publicação em ambiente de trabalho e de desenho para ajudar na criação de documentos com estilo profissional, tais como brochuras, boletins informativos e convites. Pode formatar os seus documentos com esquemas de várias colunas, molduras de texto, imagens, tabelas e outros objetos.

Cálculos

Os documentos de texto no LibreOffice têm uma função de cálculo integrada que permite executar cálculos sofisticados ou ligações lógicas. Pode criar facilmente uma tabela num documento de texto de modo a executar cálculos.

Criar desenhos

A ferramenta de desenho do LibreOffice Writer permite criar desenhos, imagens, legendas e outros elementos diretamente no documento.

Inserir imagens

Pode inserir imagens com diversos formatos num documento de texto, incluindo imagens no formato JPG ou GIF. Além disso, a Galeria disponibiliza um conjunto de objetos gráficos e a Galeria Fontwork cria fantásticos efeitos de tipos de letra.

Interface da aplicação

A interface do programa está criada de modo a que a possa configurar de acordo com as suas preferências, incluindo personalizar ícones e menus. Pode colocar várias janelas de programas, tais como a janela Estilos ou o Navegador como janelas flutuantes, em qualquer parte do ecrã. Também é possível acoplar algumas janelas à extremidade da área de trabalho.

Arrastar e largar

A funcionalidade arrastar e largar permite trabalhar rápida e eficientemente com documentos de texto no LibreOffice. Por exemplo, pode arrastar e largar objetos da galeria, de uma localização para outra, no mesmo documento ou entre documentos abertos do LibreOffice.

Funções de ajuda

Pode utilizar o Sistema de ajuda como uma referência completa para as aplicações do LibreOffice , incluindo instruções para tarefas simples e complexas.