Barra Objeto OLE

A barra Objeto OLE aparece quando são selecionados objetos, e mostra as funções mais importantes na formatação e posicionamento de objetos.

Definir estilo do parágrafo

Atribui um estilo ao parágrafo atual, aos parágrafos selecionados ou a um objeto selecionado.

Definir estilo do parágrafo

Definir estilo do parágrafo

Não moldar

Coloca o objeto numa linha distinta do documento. O texto do documento surge em cima e em baixo do objeto, mas nunca ao seu lado. Também pode ativar esta definição no separador Moldar.

Ícone

Desativar moldagem

Moldar

Ajusta o texto aos quatro lados da moldura do objeto. Este ícone corresponde à opção Moldar página do separador Moldar.

Ícone

Ativar moldagem

Moldar através

Coloca o objeto à frente do texto.Também pode obter o mesmo efeito no separador Moldar.

Ícone

Moldar através

Alinhar à esquerda

Alinha as extremidades esquerdas dos objetos selecionados. Se for selecionado apenas um objeto no Draw ou no Impress, a extremidade esquerda do objeto é alinhada à margem esquerda da página.

Ícone

Esquerda

Centrar na horizontal

Centra horizontalmente os objetos selecionados. Se for selecionado apenas um objeto no Draw ou no Impress, o centro do objeto é alinhado ao centro horizontal da página.

Ícone

Centrado

Alinhar à direita

Alinha as extremidades direitas dos objetos selecionados. Se apenas for selecionado um objeto no Impress ou Draw, a extremidade direita do objeto é alinhada com a margem direita da página.

Ícone

Direita

Alinhar ao topo

Alinha as extremidades superiores dos objetos selecionados. Se for selecionado apenas um objeto no Draw ou no Impress, a extremidade superior do objeto é alinhada à margem superior da página.

Ícone

Superior

Alinhar ao centro na vertical

Centra verticalmente os objetos selecionados. Se for selecionado apenas um objeto no Draw ou no Impress, o centro do objeto é alinhado ao centro vertical da página.

Ícone

Centrado

Alinhar à base

Alinha as extremidades inferiores dos objetos selecionados. Se for selecionado apenas um objeto no Draw ou no Impress, a extremidade inferior do objeto é alinhada à margem inferior da página.

Ícone

Inferior

Contornos

Clique no ícone Contornos para abrir a barra de ferramentas Contorno, na qual pode modificar o contorno de uma área da folha ou de um objeto.

Ícone

Contornos

Estilo de linha

Clique neste ícone para abrir a barra de ferramentas Estilo de linha, na qual pode modificar o estilo da linha de contorno.

Ícone

Estilo de linha

Cor do contorno

Clique no ícone Cor da linha (do contorno) para abrir a barra de ferramentas Cor do contorno, que permite alterar a cor do contorno de um objeto.

Ícone

Cor da linha (do contorno)

Propriedades do objeto

Abre uma caixa de diálogo onde é possível alterar as propriedades do objeto selecionado como, por exemplo, a respetiva dimensão e nome.

Ícone

Propriedades do objeto

Trazer para a frente

Move o objeto selecionado para a parte superior da ordem de empilhamento, de forma a que fique colocado em primeiro plano relativamente a outros objetos.

Ícone

Trazer para a frente

Enviar para trás

Move o objeto selecionado para a parte inferior da ordem de empilhamento, de modo a que fique colocado atrás dos restantes objetos.

Ícone

Enviar para trás

Alterar âncora

Permite alternar entre as opções de ancoragem.

Ícone

Alterar âncora