Formulário

Contém os comandos para ativar o modo de design, abrir o assistente de controlos e inserir controlos de formulários no seu documento de texto.

Modo de design

Ativa ou desativa modo de design de formulários.

Assistentes de controlos

Ativa ou desativa os assistentes de controlos.

Campo de etiqueta

Ícone

Adiciona um campo para mostrar etiquetas de texto. Estas etiquetas só são utilizadas para mostrar um texto pré-definido e não para inserção de texto.

Caixa de texto

Ícone

Adiciona uma caixa de entrada onde pode introduzir e editar texto.

Caixa de verificação

Ícone

Adiciona uma caixa de verificação que pode ser utilizada ativar ou desativar uma função.

Botão de opção

Ícone

Adiciona um botão que permite ao utilizador selecionar uma opção. Os botões de opção agrupados têm de ter índices de tabulação consecutivos. Estão normalmente rodeados por uma caixa de grupo. Se existirem dois grupos de botões de opção, terá de introduzir um índice de tabulação entre os índices de tabulação dos dois grupos no painel de grupos.

Caixa de combinação

Ícone

Adiciona uma caixa de combinação. Uma caixa de combinação é uma caixa de lista com uma só linha na qual o utilizador pode clicar e escolher uma entrada. Se pretender, pode tornar as entradas na caixa de combinação como "só de leitura".

Botão

Ícone

Adiciona um botão de comando. Pode utilizar um botão de comando para executar um comando para um evento definido, tal como um clique com o rato.

Se quiser, pode adicionar texto ou uma imagem ao botão.

Botão de imagem

Ícone

Cria um botão que será mostrado como imagem. Para além da representação gráfica, um botão de imagem tem as mesmas propriedades que um botão "normal".

Campo formatado

Ícone

Adiciona uma caixa de texto onde pode definir a formatação do texto que entra ou sai bem como de quaisquer valores limitativos.

Mais campos

Campos de data, hora, números, moedas e padrões.

Caixa de grupo

Ícone

Adiciona uma moldura que pode utilizar para agrupar visualmente controlos semelhantes, tais como botões de opção.

Controlo de imagem

Ícone

Cria um controlo de imagem. Este controlo só pode ser utilizado para adicionar imagens a partir de uma base de dados. No documento de formulário, clique duas vezes num destes controlos para abrir a caixa de diálogo Inserir imagem, para inserir a imagem. Existe igualmente um menu de contexto (não no modo de design) com comandos para inserir e eliminar a imagem.

As imagens provenientes de uma base de dados podem ser exibidas num formulário, sendo igualmente possível inserir novas imagens na base de dados, desde que o controlo de imagem não esteja protegido contra escrita. O controlo tem de fazer referência a um campo de base de dados do tipo imagem. Assim, introduza o campo de dados na janela de propriedades do separador Dados.

Seleção de ficheiro

Ícone

Adiciona um botão que abre uma caixa de diálogo de seleção de ficheiros.

Controlo de tabela

Ícone

Cria um controlo de tabela para mostrar uma tabela de base de dados. Se criar um novo controlo de tabela, o Assistente de elementos de tabela é apresentado.

Barra de navegação

Ícone

Cria uma barra de navegação.

Propriedades do controlo

Abre uma caixa de diálogo para edição das propriedades de um controlo selecionado.

Propriedades de formulário

Nesta caixa de diálogo, é possível especificar, entre outras propriedades, a origem de dados e os eventos relativos a todo o formulário.

Navegador de formulários

Abre o Navegador de formulários. O Navegador de formulários mostra todos os formulários e sub-formulários do documento atual, com os respetivos controlos.

Ordem de tabulação

Quando é selecionado um formulário, é apresentada a caixa de diálogo Ordem das tabulações, na qual são definidos os índices de foco dos elementos de controlo na tecla Tab.

Abrir no modo de design

Abre os formulários no modo de design, para que o formulário possa ser editado.

Foco automático de controlo

Ativa ou desativa o foco automático de controlos.