Alterar orientação da página

Todas as propriedades de página para documentos de texto do Writer, como por exemplo a orientação de páginas, são definidas pelos estilos de página. Por defeito, um novo documento de texto utiliza o estilo de página “Padrão” para todas as páginas. Se abrir um documento de texto existente, podem ter sido aplicados estilos de páginas diferentes a páginas diferentes.

É importante saber que as alterações aplicadas a uma propriedade de página irão apenas afetar as páginas que utilizam o estilo de página atual. O estilo de página atual é apresentado na barra de estado no contorno da janela inferior.

Para alterar a orientação de página em todas as páginas

Se o documento de texto corresponder apenas a páginas com o mesmo estilo de página, pode alterar as propriedades da página diretamente:

  1. Escolha Formatar - Página.

  2. Clique no separador Página.

  3. Abaixo de Formato do papel, selecione “Vertical” ou “Horizontal”.

  4. Clique em Aceitar.

Para alterar a orientação da página apenas para algumas páginas

O LibreOffice utiliza estilos de página para especificar a orientação das páginas num documento. Os estilos de página definem mais propriedades de página, como por exemplo cabeçalho, rodapé ou margens de páginas. Pode alterar o estilo de página “Padrão” para o documento atual ou pode definir os seus estilos de página e aplicá-los a qualquer parte do texto.

No final desta página de ajuda iremos abordar o âmbito de estilos de página detalhadamente. Se tiver dúvidas quanto ao conceito de estilo de página, leia a secção no final desta página.

Ícone de nota

Ao contrário dos estilos de parágrafo e de caracteres, os estilos de página não reconhecem uma hierarquia. Pode criar um novo estilo de página baseado nas propriedades de um estilo de página existente, mas se alterar o estilo de origem posteriormente, o novo estilo de página não herda automaticamente as alterações.


Para alterar a orientação de página em todas as páginas que partilham o mesmo estilo de página, necessita de um estilo de página e, em seguida, de aplicar esse estilo:

  1. Escolha Ver - Estilos.

  2. Clique no ícone Estilos de página.

  3. Clique com o botão direito do rato num estilo de página e escolha Novo. O novo estilo de página começa por adquirir todas as propriedades do estilo de página selecionado.

  4. No separador Organizador, introduza um nome para o estilo de página na caixa Nome, como por exemplo, "Minha paisagem".

  5. Na caixa Estilo seguinte, selecione o estilo de página que pretende aplicar à página seguinte após uma página com o novo estilo. Consulte a secção sobre o âmbito dos estilos de página no final desta página de ajuda.

  6. Clique no separador Página.

  7. Abaixo de Formato do papel, selecione “Vertical” ou “Horizontal”.

  8. Clique em Aceitar.

Acabou de definir um estilo de página adequado com o nome "Minha paisagem". Para aplicar o novo estilo, clique duas vezes no estilo de página "Minha paisagem" na janela Estilos. Todas as páginas do âmbito de estilos de página atual serão alteradas. Se tiver definido o "estilo seguinte" como um estilo diferente, apenas será alterada a primeira página do âmbito de estilos de página atual.

O âmbito de estilos de página

Deve ter conhecimentos sobre o âmbito de estilos de página do LibreOffice. Quais as páginas do documento de texto afetadas pela edição de um estilo de página?

Estilos de uma página

Pode definir um estilo de página para que só seja aplicado a uma página. O estilo “Primeira página” é um exemplo. Pode definir esta propriedade definindo outro estilo de página para que seja o "estilo seguinte", no separador Formatar - Página - Organizador.

Um estilo de uma página vai desde o contorno inferior do intervalo de estilo de página atual até à quebra de página seguinte. A quebra de página seguinte é mostrada automaticamente quando o texto passa para a página seguinte, por vezes denominada de "quebra de página suave". Em alternativa, pode inserir uma quebra de página manual.

Para inserir uma quebra de página manual na posição do cursor, prima Ctrl+Enter ou escolha Inserir - Quebra manual e clique em Aceitar.

Intervalo de um estilo de página definido manualmente

O estilo de página “Padrão” não define um "estilo seguinte" diferente, no separador Formatar - Página - Organizador. Em alternativa, o "estilo seguinte" é também definido como “Padrão”. Todos os estilos de páginas que seguem o mesmo estilo de página, podem ser aplicados a várias páginas. Os contornos inferior e superior do intervalo de estilos de página são definidos por "quebras de página com estilo". Todas as páginas entre duas "quebras de página com estilo" utilizam o mesmo estilo de página.

Pode inserir uma "quebra de página com estilo" diretamente na posição do cursor. Em alternativa, pode aplicar a propriedade "quebra de página com estilo" a um parágrafo ou estilo de parágrafo.

Execute qualquer um dos seguintes comandos:

Sobre cabeçalhos e rodapés

Criar um estilo de página com base na página atual

Inserir o nome e o número de um capítulo num cabeçalho ou rodapé

Formatar cabeçalhos ou rodapés