Evitar hifenização de palavras específicas

Se o texto for hifenizado automaticamente e determinadas palavras hifenizadas tiverem um aspeto desagradável, ou se pretender que palavras específicas nunca sejam hifenizadas, pode desativar a hifenização nessas palavras:

  1. Escolha - Definições de idioma - Auxiliares de escrita

  2. Selecione um dicionário na lista Dicionários definidos pelo utilizador , e em seguida clique em Editar.

    Se a lista estiver vazia, clique em Novo para criar um dicionário.

  3. Na caixa Palavra, introduza a palavra que quiser excluir da hifenização, seguida de um sinal de Igual (=), por exemplo, "pretensioso=".

  4. Clique em Seguinte e, em seguida, clique em Fechar.

Ícone da dica

Para excluir rapidamente uma palavra da hifenização, selecione a palavra, escolha Formatar - Carácter, clique no separador Tipo de letra, e selecione "Nenhum" na caixa Idioma.


Algumas palavras contêm caracteres especiais que o LibreOffice trata como se de um hífen se tratasse. Se não pretender que estas palavras sejam hifenizadas, pode inserir um código especial que impede a hifenização na posição em que esse código está inserido. Proceda do seguinte modo:

  1. Ative as funcionalidades especiais dos idiomas com esquema de texto complexo (CTL). Escolha - Definições de idioma - Idiomas e assinale Esquema de texto complexo (CTL). Clique em Aceitar.

  2. Coloque o cursor no local em que não pretende que seja efetuada a hifenização.

  3. Escolha Inserir - Marca de formatação - Sem largura sem separação.

    Após ter inserido o carácter especial, poderá desativar novamente a CTL. O suporte da CTL só foi necessário para inserir o carácter especial.

Hifenização

Fluxo do texto