Modelos globais de documentos e subdocumentos

Um modelo global de documentos permite gerir documentos extensos, tais como um livro que contém muitos capítulos. Um modelo global de documentos pode ser considerado como um contentor de ficheiro individuais do LibreOffice Writer. Os ficheiros individuais são denominados subdocumentos.

Características dos modelos globais de documentos

Ícone de nota

Quando adiciona um documento a um modelo global de documentos ou cria um novo subdocumento, é criada uma ligação no modelo global de documentos. Não é possível editar o conteúdo de um subdocumento diretamente no modelo global de documentos, mas é possível utilizar o Navegador para abrir qualquer subdocumento para edição.


Exemplo da utilização de estilos

Um modelo global de documentos, master.odm, consiste em texto e em ligações aos subdocumentos sub1.odt e sub2.odt. Em cada subdocumento, é definido e utilizado um novo estilo de parágrafo com o mesmo nome Estilo1 e os subdocumentos são guardados.

Ao guardar o modelo global de documentos, os estilos dos subdocumentos são importados para o modelo global de documentos. Em primeiro lugar, é importado o novo estilo Estilo1 do sub1.odt. Em seguida, são importados os novos estilos do sub2.odt, mas como Estilo1 já existe agora no modelo global de documentos, este estilo do sub2.odt não é importado.

No modelo global de documentos, verá o novo estilo Estilo1 do primeiro subdocumento. Todos os parágrafos no Estilo1, no modelo global de documentos, serão apresentados utilizando os atributos do Estilo1 do primeiro documento. Contudo, o segundo subdocumento, isoladamente, não sofrerá alterações. Verá os parágrafos em Estilo1 do segundo subdocumento com diferentes atributos, consoante abrir o documento sub2.odt isoladamente ou como parte do modelo global de documentos.

Ícone da dica

Para evitar confusões, utilize o mesmo modelo de documento para o modelo global de documentos e respetivos subdocumentos. Esta situação ocorre automaticamente ao criar o modelo global de documentos e respetivos subdocumentos a partir de um documento já existente com títulos, utilizando o comando Ficheiro - Enviar - Criar modelo global de documento.