Alternar estilos de página em páginas ímpares e pares

Ícone

O LibreOffice pode aplicar automaticamente estilos de página alternados em páginas pares (esquerda) e ímpares (direita) no documento. Por exemplo, pode utilizar estilos de página para mostrar diferentes cabeçalhos e rodapés em páginas pares e ímpares. O estilo de página atual é mostrado na barra de estado na parte inferior da área de trabalho.

Para configurar estilos de página alternados

  1. Selecione Ver - Estilos e clique no ícone Estilos de página.

  2. Na lista de estilos de página, clique com o botão direito do rato em "Página esquerda" e escolha Modificar.

  3. Clique no separador Organizador.

  4. Selecione "Página direita" na caixa Estilo seguinte e, em seguida clique em Aceitar.

  5. Na lista de estilos de página, clique com o botão direito do rato em "Página direita" e escolha Modificar.

  6. Selecione "Página esquerda" na caixa Estilo seguinte e, em seguida, clique em Aceitar.

  7. Aceda à primeira página do documento, e clique duas vezes em "Página direita" na lista de estilos de página na janela Estilos.

Para adicionar um cabeçalho a um dos estilos de página, escolha Inserir - Cabeçalho e rodapé - Cabeçalho e escolha o estilo de página ao qual pretende adicionar o cabeçalho. Na moldura do cabeçalho, introduza o texto que pretende utilizar como cabeçalho.

Para adicionar um rodapé a um dos estilos de página, escolha Inserir - Cabeçalhos e rodapé - Rodapé e escolha o estilo de página ao qual pretende adicionar o rodapé. Na moldura do rodapé, introduza o texto que pretende utilizar como rodapé.

Ícone da dica

Se não pretender ter um cabeçalho ou um rodapé na folha de rosto do documento, aplique o estilo "Primeira página" à folha de rosto.


Para suprimir a impressão de páginas vazias

Se duas páginas pares ou ímpares estiverem colocadas uma a seguir à outra no documento, o Writer irá inserir, por defeito, uma página vazia. Pode suprimir as páginas vazias da impressão e da exportação para PDF.

  1. Escolha - LibreOffice Writer - Imprimir.

  2. Remova o visto de Imprimir páginas vazias inseridas automaticamente.