Utilizar legendas

Em documentos de texto, pode adicionar legendas numeradas, de forma contínua, a imagens, tabelas, molduras e objetos de desenho.

É possível editar o texto e os intervalos de números para diferentes tipos de legendas.

Ícone de nota

Ao adicionar uma legenda a uma imagem ou a um objeto, o objeto e texto da legenda são colocados juntamente numa nova moldura. Ao adicionar uma legenda a uma tabela, o texto da legenda é inserido como um parágrafo junto da tabela. Ao adicionar uma legenda a uma moldura, o texto da legenda é adicionado ao texto dentro da moldura e não antes ou após o texto existente.


Ícone da dica

Para mover o objeto e a legenda, arraste a moldura que contém estes itens. Para atualizar a numeração das legendas depois de mover a moldura, prima F9.


Para definir uma legenda, proceda da seguinte forma:

  1. Selecione o item ao qual pretende adicionar uma legenda.

  2. Escolha Inserir - Legenda.

  3. Selecione as opções desejadas e clique em Aceitar. Se desejar, também pode introduzir texto diferente na caixa Categoria, por exemplo Figura.

Ícone de nota

Pode editar o texto da legenda diretamente no documento.


Uma legenda é formatada com o estilo de parágrafo que corresponde ao nome da categoria da legenda. Por exemplo, se inserir uma legenda "Tabela", o estilo de parágrafo "Tabela" é aplicado ao texto da legenda.

Ícone da dica

O LibreOffice pode adicionar uma legenda automaticamente ao introduzir um objeto, imagem, moldura ou tabela. Escolha - LibreOffice Writer - Legenda automática.


Adicionar números de capítulos a legendas

Numeração e estilos de numeração

Adicionar marcas

Adicionar numeração

Desativar marcas e numeração para parágrafos individuais

Combinar listas numeradas

Definir intervalos de números