Classificação de documentos

A classificação e segurança de documentos é de imensa relevância para empresas e organismos estatais.

As informações são trocadas entre os utilizadores e as organizações que colaboram para atingir um objetivo comum. Se a informações trocadas forem confidenciais, ambas as partes acordam que a informação é confidencial e, como tal, será identificada e gerida nestes termos. Qualquer destinatário de um recurso dependerá do fornecedor da informação para seguir os procedimentos e identificar a confidencialidade da mesma.

O LibreOffice disponibiliza meios padronizados para que tal informação confidencial seja expressa e possa ser utilizada entre as partes se forem implementados sistemas interoperáveis. A aplicação fornece um conjunto de “campos" padrão que podem ser usados para armazenar informações confidenciais. À priori, a aplicação não define o que o conteúdo desses "campos" deve ser. Esta abordagem é uma melhoria sobre a única alternativa que existe no momento, que é o fornecedor usar um meio arbitrário de forma a expressar a confidencialidade que, eventualmente, pode não ser útil para um destinatário.

Embora este padrão tenha sido desenvolvido com a intenção de ser aplicável em qualquer domínio de atividade, o LibreOffice manteve a nomenclatura e as categorias da indústria aeroespacial e de defesa, nas quais a marca de confidencialidade resulta em políticas de segurança nacional, controlo de exportação e propriedade intelectual.

O LibreOffice implementou os padrões abertos produzidos pelo consórcio TSCP (Transglobal Secure Collaboration Participation, Inc.) que é independente de qualquer fabricante específico. Dois destes padrões chamam a atenção pelo alto grau de relevância:

Categorias BAF

Abaixo, são listadas as categorias BAF padrão existentes no LibreOffice.

Ícone da dica

Apenas a categoria Propriedades intelectuais modifica um documento que possua uma marca d'água, campos existentes em cabeçalhos e rodapés e a barra de informação existente no topo da área do documento. cada item inserido no documento será controlado pelo ficheiro de configuração de classificações.


Propriedade intelectual

Propriedade intelectual é um termo genérico que identifica a natureza do documento. Selecione esta categoria para utilização generalizada.

Segurança nacional

Seleciona a categoria Segurança nacional para este documento. A categoria selecionada é guardada nas propriedades do ficheiro como informações BAILS mas não executa alterações na disposição do documento nem na interface do utilizador.

Controlo de exportação

Seleciona a categoria Controlo de exportação para este documento. A categoria selecionada é guardada nas propriedades do ficheiro como informações BAILS mas não executa alterações na disposição do documento nem na interface do utilizador.

Ícone de aviso

Consulte as políticas de segurança da informação e os colaboradores da sua organização para obter ajuda sobre como classificar os documentos.


Níveis padrão de classificação

O LibreOffice disponibiliza os níveis padrão de classificação de documentos (BAILS) mostrados abaixo, dispostos em ordem crescente do nível de segurança:

Personalizar níveis de classificação

O LibreOffice permite a personalização dos níveis de classificação para a sua organização. Para definir o número e o nome dos níveis, copie o ficheiro example.xml localizado em Ferramentas - Opções - LibreOffice - Caminhos - Classificação para uma pasta local e o modifique seu conteúdo.

Ícone da dica

Utilize, como exemplo, o ficheiro do LibreOffice respeitando a sua configuração regional.


Guarde o ficheiro e efetue as alterações desejadas ao caminho da classificação acima para aceder ao ficheiro.

Ícone da dica

O administrador de sistemas pode colocar o ficheiro numa pasta de rede e permitir que todos os utilizadores acedam ao ficheiro de definições de classificação.


Colar conteúdo em documentos com diferentes níveis de classificação.

Para evitar uma violação na política de segurança, não será possível colar o conteúdo de um documento com um nível de classificação alto para outro documento cujo nível de segurança seja mais baixo. O LibreOffice mostrará uma mensagem de alerta se detetar que o conteúdo a colar tem um nível de classificação mais alto.

Barra de classificação

A barra Classificação contém as ferramentas para manipular os documentos importantes.

A barra de ferramentas Classificação contém caixas de lista que ajudam a selecionar a segurança do documento de acordo com a política de categorias BAF e os níveis BAILS. O LibreOffice irá adicionar campos personalizados nas propriedades do documento (Ficheiro - Propriedades - Campos personalizados) para armazenar a política de classificação como meta-dados do documento.

Para aceder a este comando...

Aceda a Ver - Barras de ferramentas e selecione Classificação