Estilos

Utilize o menu Estilos da barra lateral para aplicar, criar, editar, adicionar e remover estilos de formatação. Clique duas vezes na entrada para aplicar o estilo.

Para aceder a este comando...

Escolha Ver - Estilos.

Na barra Formatação, clique em

Ícone

Estilos


Para acoplar a janela Estilos, arraste a barra de título para o lado esquerdo ou direito da área de trabalho. Para desacoplar a janela, clique duas vezes num espaço livre da respetiva barra de ferramentas.

Por definição, a secção Estilos mostra um pré-visualização de todos os estilos disponíveis. Pode desativar a pré-visualização na Configuração avançada, definindo a propriedade /org.openoffice.Office.Common/StylesAndFormatting Preview para false.

Como aplicar um estilo:

  1. Selecione o texto. Para aplicar um estilo de carácter a uma palavra, clique na palavra. Para aplicar um estilo de parágrafo, clique no parágrafo.

  2. Na janela Estilos, clique duas vezes no estilo.

Ícone da dica

Pode atribuir teclas de atalho aos estilos em Ferramentas - Personalizar - Teclado.


A barra de ferramentas Estilos contém os ícones para formatar os documentos:

Categoria de estilos

Ícone

Estilos de parágrafo

Mostra os estilos de formatação de parágrafos. Utilize os estilos de parágrafo para aplicar a mesma formatação aos parágrafos do documento como, por exemplo, o tipo de letra, numeração e esquema.

Ícone

Estilos de caracteres

Mostra os estilos de formatação para caracteres. Utilize os estilos de carácter para aplicar estilos de tipo de letra ao texto selecionado de um parágrafo.

Ícone

Estilos de moldura

Mostra os estilos de formatação para as molduras. Utilize os estilos de moldura para formatar os esquemas e a posição das molduras.

Ícone

Estilos de página

Mostra os estilos de formatação para as páginas. Utilize os estilos de página para determinar esquemas de página, incluindo a existência de cabeçalhos e rodapés.

Ícone

Estilos de lista

Mostra os estilos de formatação para listas numeradas e com marcas. Utilize os estilos de listas para formatar caracteres numéricos, marcas e para especificar avanços.

Ícone

Modo de preenchimento de formato

Aplica o estilo selecionado ao objeto ou texto selecionado no documento. Clique neste ícone e arraste a seleção do documento para aplicar o estilo. Para sair deste modo, clique novamente no ícone ou prima a tecla Esc.

Ícone

Novo estilo a partir da seleção

Abre um submenu com mais comandos.

Novo estilo a partir da seleção

Cria um novo estilo baseado na formatação do parágrafo, página ou seleção atual.

Atualizar estilo

Os atributos do texto formatados manualmente na posição do cursor no documento serão adicionados ao estilo selecionado na janela Estilos.

Carregar estilo

Abre a caixa de diálogo Carregar Estilos para importar estilos a partir de outro documento.

Ícone da dica

Mais informações sobre estilos.


Estilos aplicados

Atribui um estilo ao parágrafo atual, aos parágrafos selecionados ou a um objeto selecionado.