Base de dados

Pode inserir os campos de qualquer base de dados, tais como endereços, nos seus documentos.

Para aceder a este comando...

Escolha Inserir - Campo - Mais campos - Base de dados


Tipo

Apresenta uma lista dos tipos de campos disponíveis. Para adicionar um campo ao documento, clique num tipo de campo, num campo na lista Selecionar e, em seguida, clique em Inserir. Estão disponíveis os seguintes campos:

Tipo de campo

Significado

Qualquer registo

Introduz o conteúdo da base de dados que especificou na caixa Número de registo como um campo de impressão em série se a Condição que introduzir se verificar. Só são considerados os registos selecionados por uma seleção múltipla no modo de visualização da origem dos dados.

Pode utilizar este campo para introduzir vários registos num documento. Introduza simplesmente o campo Qualquer registo antes dos campos de circulares que utilizam um determinado registo.

Nome da base de dados

Introduz o nome da tabela de base de dados selecionada na caixa Seleção de base de dados. O campo "Nome da base de dados" é um campo global, isto é, se o utilizador inserir um nome de base de dados diferente no seu documento, o conteúdo de todos os campos "Nome da base de dados" inseridos anteriormente é atualizado automaticamente.

Campo de impressão em série

Introduz o nome de um campo de base de dados como um marcador de posição, para que seja possível criar um documento de impressão em série. O conteúdo do campo é introduzido automaticamente quando imprimir a circular.

Registo seguinte

Introduz o conteúdo do próximo campo de impressão em série no documento, se a condição que definir se verificar. Os registo que pretende incluir terão de ser selecionados no modo de visualização da origem dos dados.

Pode utilizar o campo "Registo seguinte" para inserir o conteúdo de registos consecutivos entre os campos de impressão em série num documento.

Número de registo

Introduz o número do registo de base de dados selecionado.


Ícone de nota

Os seguintes campos só podem ser introduzidos se o tipo de campo correspondente for selecionado na lista Tipo.


Seleção de base de dados

Selecione a tabela ou consulta da base de dados à que pretende que o campo se reporte. É possível incluir num documento campos ou consultas de diversas bases de dados.

Condição

Para campos associados a uma condição, introduza os critérios neste local.

Se pretender, pode atribuir uma condição que terá se verificar, antes do conteúdo dos campos "Qualquer Registo" e "Registo Seguinte" serem introduzidos. A condição padrão é "True", ou seja, a condição é sempre verdadeira se o utilizador não alterar o texto da condição.

Número de registo

Introduza o número do registo que pretende introduzir se a condição especificada for cumprida. O número do registo corresponde à atual seleção no modo de visualização da origem dos dados. Por exemplo, se selecionar os 5 últimos registos de uma base de dados que contém 10 registos, o número do primeiro registo será 1 e não 6.

Ícone de nota

Se consultar campos numa outra base de dados (ou numa outra tabela ou consulta na mesma base de dados), o LibreOffice determina o número de registo relativo à seleção atual.


Formato

Selecione o formato do campo que quer inserir. Esta opção está disponível para campos numéricos, booleanos, de data e de hora.

Da base de dados

Utiliza o formato definido na base de dados selecionada.

Procurar

Abre uma caixa de diálogo de abertura de ficheiro, na qual pode selecionar um ficheiro de base de dados (*.odb). O ficheiro selecionado será adicionado à lista Seleção de bases de dados.

Definido pelo utilizador

Aplica o formato selecionado na Lista de formatos definidos pelo utilizador.

Lista de formatos definidos pelo utilizador

Lista os formatos definidos pelo utilizador.

Imprimir carta em série

Ao imprimir um documento que contém campos de base de dados, uma caixa de diálogo pergunta-lhe se pretende imprimir uma carta em série. Se responder Sim, é apresentada a caixa de diálogo Impressão em série, na qual pode selecionar os registos de base de dados a imprimir.