Variáveis

Os campos de variáveis permitem-lhe adicionar um conteúdo dinâmico ao documento. Por exemplo, é possível utilizar uma variável para repor a numeração da página.

Para aceder a este comando...

Escolha Inserir - Campos - Mais campo - Variáveis


Ícone de aviso

Os campos definidos pelo utilizador só estão disponíveis no documento atual.


Tipo

Apresenta uma lista dos tipos de campos disponíveis. Para adicionar um campo ao documento, clique num tipo de campo, num campo na lista Selecionar e, em seguida, clique em Inserir. Estão disponíveis os seguintes campos:

Tipo

Descrição

Definir variável

Define uma variável e o seu valor. Pode alterar o valor de uma variável com um clique na frente do campo da variável, e escolhendo Editar - Campo.

Mostrar variável

Introduz o atual valor da variável que clicar na lista Seleção.

Campo DDE

Introduz uma ligação DDE com o documento, que poderá atualizar as vezes que pretender através do nome atribuído.

Inserir fórmula

Introduz um número fixo ou o resultado de uma fórmula.

Campo de entrada

Introduz um novo valor para uma variável ou um Campo do utilizador.

O valor de uma variável num campo de entrada de dados apenas é válido a partir do sítio em que é introduzido o valor ou mais adiante. Para mais tarde alterar o valor de uma variável no documento, introduza outro campo de entrada com o mesmo nome mas com um diferente valor. No entanto, o valor de um Campo do utilizador é alterado a nível global.

As variáveis são apresentadas no campo Seleção. Ao clicar no botão Inserir, é apresentada a caixa de diálogo Campo de entrada, onde poderá introduzir o novo valor ou texto adicional como um comentário.

Sequência

Introduz a numeração automática para tabelas, imagens ou molduras de texto.

Definir variável de página

Introduz um ponto de referência no documento, após o qual a numeração das páginas é reiniciada. Selecione "on" para ativar o ponto de referência, e "off" para desativá-lo. É também possível introduzir um deslocamento para iniciar a contagem das páginas num número diferente.

Mostrar variável de página

Apresenta o número de páginas desde o ponto de referência "Definir variável de página" até este campo.

Campo do utilizador

Introduz uma variável global personalizada. É possível utilizar o Campo do utilizador para definir uma variável para uma instrução de condição. Quando se altera um Campo do utilizador, todas as ocorrências da variável no documento são atualizadas.


Ícone de nota

Os seguintes campos só podem ser introduzidos se o tipo de campo correspondente for selecionado na lista Tipo.


Formato

Clique no formato que pretende aplicar ao campo selecionado, ou clique em "Formatos adicionais" para definir um formato personalizado.

No caso de campos definidos pelo utilizador, clique no formato que pretende aplicar na lista Formatos ou clique em "Formatos adicionais" para definir um formato personalizado.

Nome

Escreva o nome do campo definido pelo utilizador que pretende criar. Para definir um destino, clique em "Definir referência" na lista Tipo, introduza um nome nesta lista e, em seguida, clique em Inserir. Para consultar o novo destino, clique no nome do destino na lista Seleção.

Valor

Introduza o conteúdo que pretende adicionar aos campos definidos por um utilizador.

Na lista Formato, defina se o valor é introduzido como texto ou na forma de um número.

Selecionar

Mostra uma lista dos campos disponíveis para o tipo de campo selecionado na lista Tipo. Para inserir um campo, clique no campo e, em seguida, em Inserir.

Ícone da dica

Para inserir rapidamente um campo da lista, mantenha premida a tecla e clique duas vezes no campo.


Num documento HTML, estão disponíveis dois campos adicionais para o tipo de campo "Definir variável": HTML_ON e HTML_OFF. O texto introduzido na caixa Valor é convertido numa etiqueta HTML de abertura (<Value>) ou numa etiqueta HTML de fecho (</Value>) se o ficheiro for guardado como documento HTML, dependendo da opção que selecionar.

Ícone da dica

Se clicar duas vezes numa entrada enquanto prime sem soltar a tecla Ctrl ou selecionar a variável pretendida e premir a barra de espaços, esta é imediatamente introduzida no documento.


Fórmula

Esta opção só está disponível se o tipo de campo "Inserir fórmula" estiver selecionado.

Referência

Escreva o texto que pretende mostrar no campo. Se estiver a introduzir um campo de marcador de posição, escreva o texto que pretende mostrar como dica ao colocar o indicador do rato sobre o campo.

Deslocamento

Introduza o valor de deslocamento que pretende aplicar a um campo de número de página, como, por exemplo, "+1".

Invisível

Oculta o conteúdo do campo no documento. O campo é introduzido como uma fina marca cinzenta no documento. Esta opção só está disponível para os tipos de campo "Definir variável" e "Campo do utilizador".

Numeração do capítulo

Define as opções para repor os números dos capítulos.

Nível

>Escolha o título ou nível do capítulo no qual pretende reiniciar a numeração do documento.

Separador

Escreva o carácter que pretende utilizar como separador entre os níveis do título ou do capítulo.

Aplicar

Adiciona o campo definido pelo utilizador à lista Seleção.

Ícone

Aplicar

Eliminar

Remove o campo definido pelo utilizador da lista de seleção. Só é possível remover campos que não sejam utilizados no atual documento. Para remover, da lista, um campo utilizado no atual documento, elimine todas as ocorrências do campo no documento e, de seguida, remova-o da lista.

Ícone

Eliminar