Funções

Dependendo do tipo de campo selecionado, pode atribuir condições a certas funções. Por exemplo, pode definir um campo que execute uma macro ao clicar no campo do documento ou uma condição que, quando verificada, oculta um campo. Também pode definir campos de marcadores de posição que introduzem imagens, tabelas, molduras e outros objetos no documento.

Para aceder a este comando...

Escolha Inserir - Campo - Mais campos - Funções


Tipo

Apresenta uma lista dos tipos de campos disponíveis. Para adicionar um campo ao documento, clique num tipo de campo, num campo na lista Selecionar e, em seguida, clique em Inserir. Estão disponíveis os seguintes campos:

Tipo

Significado

Texto condicional

Introduzirá texto se uma certa condição se verificar. Por exemplo, introduza "sol eq 1" na caixa Condição, seguido do texto que pretende inserir quando a variável "sol" for igual a "1" na caixa Então. Se quiser, também poderá introduzir o texto a mostrar quando esta condição não se verificar na caixa Senão. Para definir a variável "sol", clique no separador Variáveis, selecione "Definir variável", escreva "sol" na caixa Nome e o respetivo valor na caixa Valor.

Lista de entrada de dados

Introduz um campo de texto que mostra um item de uma lista. Pode adicionar, editar e remover itens, bem como alterar a sua ordem na lista. Clique no campo Lista de entrada de dados no documento ou prima Ctrl+Shift+F9 para mostrar a caixa de diálogo Escolher item.

Campo de entrada

Introduz um campo de texto que pode abrir clicando no documento. Poderá, então, alterar o texto apresentado.

Executar macro

Introduz um campo de texto que executa uma macro ao clicar no campo do documento. Para atribuir uma macro a um documento, clique no botão Macro.

Marcador de posição

Insere um marcador de posição no documento, por exemplo, para imagens. Ao clicar num marcador de posição do documento, é solicitada a inserção do item em falta.

Texto oculto

Insere um campo de texto que está oculto oculto quando a condição especificada for cumprida. Para utilizar esta função, escolha - LibreOffice Writer - Auxiliares de formatação e desmarque a caixa de verificação Campos: texto oculto.

Parágrafo oculto

Oculta um parágrafo quando a condição especificada for cumprida. Para utilizar esta função, escolha - LibreOffice Writer - Auxiliares de formatação e desmarque a caixa de verificação Campos: parágrafos ocultos.

Combinar caracteres

Combina até 6 caracteres, de forma a que se comportem como um único carácter. Esta funcionalidade só está disponível se os tipos de letra asiáticos forem suportados.


Ícone de nota

Os seguintes campos só podem ser introduzidos se o tipo de campo correspondente for selecionado na lista Tipo.


Formato

Clique no formato que pretende aplicar ao campo selecionado, ou clique em "Formatos adicionais" para definir um formato personalizado.

No caso dos campos de funções, o campo de formato só é utilizado para os campos do marcador de posição de tipo. Aqui, o formato determina o objeto representado pelo marcador de posição.

Condição

Para campos associados a uma condição, introduza os critérios neste local.

Então, Senão

Introduza o texto a apresentar quando a condição se verificar na caixa Then , e o texto para apresentar quando não se verificar a condição na caixa Else.

Pode também inserir campos de bases de dados nas caixas Então e Senão utilizando o formato "nomebasededados.nometabela.nomecampo".

Ícone de nota

Se a tabela ou o nome do campo não existir numa base de dados, nada é introduzido.


Ícone de nota

Se incluir as aspas em "nomebasededados.nometabela.nomecampo", a expressão é inserida como texto.


Referência

Escreva o texto que pretende mostrar no campo. Se estiver a introduzir um campo de marcador de posição, escreva o texto que pretende mostrar como dica ao colocar o indicador do rato sobre o campo.

Formato

Selecione a macro que pretende executar ao clicar no campo.

Nome da macro

Apresenta o nome da macro selecionada.

Marcador de posição

Escreva o texto que pretende que seja apresentado no campo do marcador de posição.

Texto oculto

Escreva o texto que pretende ocultar caso se verifique uma condição.

Caracteres

Introduza os caracteres que pretende combinar. Pode combinar um máximo de 6 caracteres. Esta opção só está disponível para o tipo de campo Combinar caracteres.

Valor

Introduza um valor para o campo selecionado.

Macro

Abre o Seletor de macros, onde pode escolher a macro que será executada ao clicar no campo selecionado do documento. Este botão só está disponível para o campo de função "Executar macro".

Os controlos que se seguem são apresentados para os campos Lista de entrada de dados:

Item

Introduza um novo item.

Adicionar

Adiciona o Item à lista.

Itens na lista

Lista os itens. O item superior é exibido no documento.

Remover

Remove o item selecionado da lista.

Mover para cima

Move o item selecionado para cima na lista.

Mover para baixo

Move o item selecionado para baixo na lista.

Nome

Introduza um nome exclusivo para a Lista de entrada de dados.

Escolher item

Esta caixa de diálogo é apresentada ao clicar num campo da Lista de entrada de dados do documento.

Escolha o item que pretende mostrar no documento e clique em Aceitar.

Editar

Mostra a caixa de diálogo Editar campos: Funções, na qual pode editar a Lista de entrada.

Seguinte

Fecha a Lista de entrada atual e mostra a seguinte, case esta esteja disponível. Este botão fica visível quando se abre a caixa de diálogo Escolher item com Ctrl+Shift+F9.