Referências cruzadas

É neste local que se inserem as referências ou campos referenciados no documento atual. As referências são campos referenciados dentro do mesmo documento ou subdocumentos de um modelo global de documentos.

A vantagem de introduzir uma referência cruzada como um campo é o facto de não ser necessário ajustar as referências manualmente sempre que se altera o documento. Atualize simplesmente os campos com F9 e as referências do documento são também atualizadas.

Para aceder a este comando...

Escolha Inserir - Campo - Mais campos - Referências cruzadas

Escolha Inserir - Referência cruzada


Inserir referências cruzadas

Tipo

Apresenta uma lista dos tipos de campo disponíveis. Para adicionar um campo ao documento, clique num campo na lista Seleção e, em seguida, clique em Inserir. Estão disponíveis os seguintes campos:

Tipo

Significado

Definir referência

Definir o destino de um campo referenciado. Em Nome, introduza um nome para a referência. Ao introduzir a referência, o nome será apresentado como uma identificação na caixa de lista Seleção.

Num documento HTML, os campos de referência introduzidos desta forma serão ignorados. Para o destino em documentos HTML, terá de inserir um marcador.

Inserir referência

Introduz uma referência em outra posição do documento. A posição de texto correspondente terá de ser definida em "Definir referência". Caso contrário, não é possível introduzir uma referência ao escolher um nome de campo em Seleção.

Em modelos globais de documentos, também pode fazer referência de um subdocumento para outro. Tenha em atenção que o nome da referência não será apresentado no campo de seleção e terá de ser introduzido manualmente.

Num documento HTML, os campos de referência introduzidos desta forma serão ignorados. Para campos referenciados em documentos HTML, terá de inserir uma hiperligação.

Títulos

A caixa Seleção mostra uma lista todos os títulos, pela ordem que surgem no documento.

Parágrafos numerados

A caixa Seleção mostra uma lista de todos os títulos e parágrafos, numerados pela ordem que surgem no documento.

Marcadores

Após ter inserido um marcador no documento através de Inserir - Marcador, a entrada de marcadores no separador Referências fica disponível. Os marcadores são utilizados para assinalar certos excertos de texto num documento. Num documento de texto é possível utilizar os marcadores, por exemplo, para passar de um excerto do documento para outro.

Num documento HTML, estes marcadores tornam-se âncoras <A name>, o que determina, por exemplo, o destino das hiperligações.

Notas de rodapé

Se os documentos incluírem uma nota de rodapé, pode selecionar a entrada Notas de rodapé. Uma referência a uma nota de rodapé devolve o número da nota de rodapé.

(Objetos inseridos com legendas)

Pode definir referências a objetos aos quais tenham sido aplicadas legendas. Por exemplo, insira uma imagem, clique com o botão direito do rato na imagem e escolha Legenda. Agora, o objeto apresenta uma "Ilustração" com numeração na lista.


Ícone da dica

As referências são campos. Para remover uma referência, elimine o campo. Se definir um texto mais longo como referência e não pretender introduzi-lo novamente após ter eliminado a referência, selecione o texto e copie-o para a área de transferência. É, então, possível introduzi-lo novamente como "texto não formatado" na mesma posição através do comando Editar - Colar especial. O texto permanece intacto enquanto a referência é eliminada.


Seleção

Mostra os campo possíveis para o tipo de campo selecionado na lista Tipo. Para inserir um campo, selecione um formato na lista "Inserir referência em" e clique em Inserir.

Ícone da dica

Para inserir rapidamente um campo da lista, mantenha premida a tecla e clique duas vezes no campo.


Na lista Inserir referência a, clique no formato que pretende utilizar.

Inserir referência a

Selecione o formato que pretende utilizar para o campo de referência selecionado. Estão disponíveis os seguintes formatos:

Formato

Significado

Página

Introduz o número da página que contém o destino de referência.

Referência

Insere o texto de destino de referência completo. Para notas de rodapé, é inserido o número da nota de rodapé.

Acima/Abaixo

Introduz "acima" ou "abaixo", dependendo da localização do destino de referência relativamente à posição do campo de referência.

Como estilo de página

Introduz o número da página que contém o destino de referência utilizando o formato especificado no estilo de página.

Número

Insere o número do título ou parágrafo numerado, incluindo níveis superiores, dependendo do contexto. Consulte a nota abaixo desta tabela, para obter mais informações.

Número (sem contexto)

Só insere o número do título ou do parágrafo numerado.

Número (contexto completo)

Insere o número do título ou do parágrafo numerado, incluindo todos os níveis superiores.

Capítulo

Introduz o número do capítulo que contém o destino da referência.

Categoria e número

Introduz a categoria (tipo de legenda) e o número do destino de referência. Esta opção só está disponível quando o destino da referência é um objeto com uma legenda.

Texto da legenda

Introduz a etiqueta da legenda do destino da referência. Esta opção só está disponível quando o destino da referência é um objeto com uma legenda.

Numeração

Introduz o número da legenda do destino da referência. Esta opção só está disponível quando o destino da referência é um objeto com uma legenda.


Ícone de nota

O formato "Número" insere o número do título ou do parágrafo numerado. Os níveis superiores são incluídos, dependendo do contexto, e se necessário.


Ícone de nota

Por exemplo, quando está no capítulo 1, subcapítulo 2, subsecção 5, poderá ser numerado como 1.2.5. Se inserir aqui uma referência a um texto na subsecção anterior "1.2.4" e aplicar o formato "Número", a referência é mostrada como "4". Se, neste exemplo, a numeração estiver definida para apresentar mais subníveis, a mesma referência será mostrada como "2.4" ou "1.2.4", dependendo da definição. Se utilizar o formato "Número (contexto completo)", visualizará sempre "1.2.4", independentemente do modo como o parágrafo numerado está formatado.


Nome

Escreva o nome do campo definido pelo utilizador que pretende criar. Para definir um destino, clique em "Definir referência" na lista Tipo, introduza um nome nesta lista e, em seguida, clique em Inserir. Para consultar o novo destino, clique no nome do destino na lista Seleção.

Num modelo global de documentos, os destinos que estão em subdocumentos diferentes não são apresentados na lista Seleção. Se pretender inserir uma referência no destino, terá de introduzir o caminho e o nome na caixa Nome.

Valor

Introduza o conteúdo que pretende adicionar aos campos definidos por um utilizador.

Se selecionar texto num documento e introduzir uma referência, o texto selecionado torna-se o conteúdo do campo que introduzir.