Navegação

Se clicar neste ícone no Navegador ou na parte inferior direita da janela do documento, será apresentada uma barra de ferramentas que permitirá escolher entre os vários destinos num documento. É possível, em seguida, utilizar os ícones de seta para cima e para baixo para posicionar o cursor de texto no documento, no destino anterior ou seguinte.

Clique no botão para cima para recuar para a página ou objeto anterior.

Clique no botão para baixo para avançar para a página ou objeto seguinte.

Por defeito, desde que não tenha sido selecionada qualquer outra entrada, os botões de seta avançam para a página anterior ou seguinte no documento. Os botões de seta são apresentados a preto se estiver a navegar através de páginas e a azul se pretender avançar para outros objetos.

As entradas correspondem às entradas existentes na caixa de seleção do Navegador. Também pode selecionar outros destinos. Um exemplo são os lembretes, nos quais pode definir com o ícone Definir lembrete no Navegador. Pode selecionar um objeto entre as seguintes opções na barra de ferramentas Navegação: tabela, molduras de texto, imagens, objetos OLE, páginas, títulos, lembretes, objeto de desenho, campos de controlo, secções, marcadores, seleções, notas de rodapé, notas, entradas de índice, fórmulas de tabela, fórmulas de tabela incorreta.

Para fórmulas de tabela, pode avançar para todas as fórmulas de tabela que se encontram nos seus documentos ou apenas para as fórmulas incorretas. Para obter fórmulas incorretas, é necessário apenas avançar para as fórmulas que tenham resultado em erros. Para ignorar as fórmulas que resultaram em erros (as que fazem referência a fórmulas incorretas).

Trabalhar com a barra de ferramentas Navegação

Abra a barra de ferramentas Navegação, clicando no ícone existente na barra de deslocação vertical. Pode retirar a barra de ferramentas do sítio em que se encontra, arrastando-a para qualquer sítio do ecrã.

Clique no ícone para obter o tipo de objetos através dos quais pretende navegar. Em seguida,clique num dos botões de seta "Objeto anterior" ou "Objeto seguinte". Os nomes destes botões indicam o tipo de objeto selecionado. O cursor de texto encontra-se posicionado sobre qualquer objeto selecionado.

Ícone da dica

Pode configurar o LibreOffice de acordo com as preferências específicas de navegação no documento. Para o fazer, escolha Ferramentas - Personalizar. As várias tabelas para adaptação de menus, entrada do teclado ou barras de ferramentas que contêm várias funções de navegação no documento na área "Navegar". Deste modo pode avançar para as etiquetas de índice no documento utilizando as funções "Etiqueta de índice seguinte/anterior".


Repetir procura

Com o ícone Repetir procura na barra de ferramentas Navegação, pode repetir uma procura iniciada com a caixa de diálogo Localizar e substituir. Para tal, clique no ícone. Os botões de seta azuis na barra de deslocação vertical assumem as funções Continuar procura para a frente e Continuar procura para trás. Se clicar numa das superfícies da seta, a pesquisa irá prosseguir para obter o termo introduzido na caixa de diálogo Localizar e substituir.