Navegador

Mostra ou oculta o Navegador, no qual pode avançar rapidamente para diferentes partes do documento. O Navegador também está disponível na barra lateral. Pode utilizar o Navegador para inserir elementos do documento atual ou de outros documentos abertos e para organizar os modelos globais. Para editar um item no Navegador, clique-lhe com o botão direito do rato e escolha um comando no menu de contexto. Se quiser, pode acoplar o Navegador na margem da área de trabalho.

Para aceder a este comando...

Escolha Ver - Navegador

Na barra Padrão, clique em

Ícone

Ativar/desativar Navegador


Para abrir o Navegador, escolha Ver - Navegador. Para mover o Navegador, arraste a respetiva barra de título. Para acoplar o Navegador, arraste a respetiva barra de título para a extremidade esquerda ou direita da área de trabalho. Para desacoplar o Navegador, clique duas vezes numa área livre do Navegador.

Clique no sinal de adição junto a uma categoria no Navegador, para ver os itens da categoria. Para ver o número de itens de uma categoria, coloque o ponteiro do rato sobre a mesma. Para avançar para um item no documento, clique duas vezes no item no Navegador.

Para avançar para o item seguinte ou anterior num documento, clique no ícone Navegação para abrir a barra de ferramentas Navegação, clique na categoria de item e, em seguida, clique nas setas para cima ou para baixo.

Ícone de nota

Uma secção oculta de um documento aparece a cinzento no Navegador, sendo apresentado o texto "oculto" ao colocar o ponteiro do rato sobre a secção. O mesmo é aplicável ao conteúdo do cabeçalho e do rodapé dos Estilos de página que não são utilizados num documento e ao conteúdo oculto em tabelas, molduras de texto, imagens, objetos OLE e índices.


Alternar vista do modelo global

Alterna entre vista de modelo global e vista normal se um modelo global de documentos for aberto.

Ícone

Alternar vista do modelo global

Navegação

Abre a barra de ferramentas Navegação na qual pode avançar rapidamente para o item seguinte ou anterior na categoria selecionada. Selecione a categoria e, em seguida, clique nas setas "Anterior" e "Seguinte".

Para continuar a procura, clique no ícone Repetir procura na barra de ferramentas Navegação.

Ícone

Navegação

Anterior

Vai para o item anterior no documento. Para especificar o tipo de item para o qual pretende ir, clique no ícone Navegação e, em seguida, clique numa categoria de item - por exemplo, "Imagem".

Ícone

Objeto anterior

Seguinte

Avança para o item seguinte no documento. Para especificar o tipo de item para o qual pretende avançar, clique no ícone Navegação e, em seguida, clique numa categoria de item - por exemplo, "Imagens".

Ícone

Objeto seguinte

Número de página

Digite o número da página para a qual deseja ir e prima Enter.

Ícone da dica

Para mover rapidamente o cursor para outra página enquanto visualiza um documento, prima Shift++F5, introduza o número da página para a qual pretende avançar e aguarde alguns segundos.


Caixa de lista

Mostra ou oculta a lista Navegador.

Ícone

Ativar/desativar caixa de lista

Vista de conteúdo

Alterna entre a exibição de todas as categorias no Navegador e a categoria selecionada.

Ícone

Alternar vista de conteúdo

Ícone da dica

Para reordenar rapidamente os títulos e o texto associado no seu documento, selecione a categoria "Títulos" na lista e, em seguida, clique no ícone Vista de conteúdo. Agora, pode utilizar a função de arrastar e largar para reordenar o conteúdo.


Definir lembrete

Clique aqui para definir um lembrete na posição atual. Pode definir até cinco lembretes. Para avançar para um lembrete, clique no ícone Navegação, em seguida, e na janela Navegação, clique no ícone Lembrete e, em seguida, clique no botão Anterior ou Seguinte.

Ícone

Definir lembrete

Cabeçalho

Move o cursor para o cabeçalho ou do cabeçalho para a área de texto do documento.

Ícone

Cabeçalho

Rodapé

Move o cursor para o rodapé ou do rodapé para a área de texto do documento.

Ícone

Rodapé

Âncora <-> Texto

Alterna entre o texto e a âncora da nota de rodapé.

Ícone

Âncora <-> Texto

Modo de arrasto

Define as opções de arrastar e largar para inserir itens do Navegador para o documento, por exemplo, como uma hiperligação. Clique neste ícone e escolha a opção que pretende utilizar.

Ícone

Modo Arrastar

Inserir como hiperligação

Cria uma hiperligação quando o utilizador arrasta e larga um item no documento atual. Clique na hiperligação que está no documento para avançar para o item indicado pela hiperligação.

Inserir como ligação

Insere o item selecionado como uma ligação no documento atual, no local escolhido para arrastar e largar. O texto é inserido como secções protegidas. O conteúdo da ligação é automaticamente atualizado quando a origem é alterada. Para atualizar manualmente as ligações num documento, escolha Ferramentas - Atualizar- Ligações. Não é possível criar ligações para imagens, objetos OLE, referências e índices.

Inserir como cópia

Insere uma cópia do item selecionado no documento atual, no local escolhido para arrastar e largar. Não é possível arrastar e largar cópias de imagens, objetos OLE, referências e índices.

Nível de tópicos

Clique neste ícone e escolha o número de níveis dos títulos de tópicos que pretende ver na janela do Navegador. Pode também aceder a este comando, clicando com o botão direito do rato num título na janela do Navegador.

1-10

Clique 1 para apenas ver os títulos de nível superior (título de capítulos) na janela do Navegador ou 10 para ver todos os títulos.

Ícone

Níveis de tópicos

Capítulo seguinte

Move o título selecionado e o texto associado para uma posição acima, no Navegador e no documento. Para mover apenas o título selecionado e não o texto associado, mantenha premida a tecla Ctrl e clique neste ícone.

Ícone

Capítulo seguinte

Capítulo anterior

Move o título selecionado e o texto associado para uma posição abaixo, no Navegador e no documento. Para mover apenas o título selecionado e não o texto associado, mantenha premida a tecla Ctrl e clique neste ícone.

Ícone

Capítulo anterior

Promover nível

Aumenta o nível de tópicos do título selecionado e de todos os títulos subsequentes. Para apenas aumentar o nível de tópicos do título selecionado, mantenha premida a tecla Ctrl e clique neste ícone.

Ícone

Promover nível

Despromover nível

Diminui o nível de tópicos do título selecionado e de todos os títulos subsequentes. Para apenas diminuir o nível de tópicos do título selecionado, mantenha premida a tecla Ctrl e clique neste ícone.

Ícone

Despromover nível

Abrir documentos

Apresenta os nomes de todos os documentos de texto abertos. Para visualizar o conteúdo de um documento na janela do Navegador, selecione o nome do documento na lista. O documento atualmente apresentado no Navegador está indicado pela palavra "ativo" a seguir ao respetivo nome na lista.

Também pode clicar com o botão direito do rato num item no Navegador, escolher Mostrar e, em seguida, clicar no documento que pretende visualizar.