Características do LibreOffice Math

Esta secção contém um resumo de algumas das funções e recursos que o LibreOffice Math disponibiliza.

O LibreOffice Math disponibiliza vários operadores, funções e assistentes de formatação para o ajudar na criação de fórmulas. Estes estão todos listados numa janela de seleção, na qual poderá clicar com o rato nos elementos pretendidos para introduzir o objeto no seu trabalho. Existe uma lista exaustiva de referências e exemplos na ajuda.

Criar uma fórmula

Tal como nos gráficos e imagens, as fórmulas dos documentos, são criadas como objetos. Se introduzir uma fórmula num documento, inicia automaticamente o LibreOffice Math. Pode criar, editar e formatar a fórmula utilizando uma diversas funções e símbolos.

Introduzir diretamente uma fórmula

Se já conhece a linguagem do LibreOffice Math, pode introduzir a fórmula diretamente no documento. Por exemplo, introduza esta fórmula num documento de texto: "a sup 2 + b sup 2 = c sup 2". Selecione este texto e escolha Inserir - Objeto - Fórmula. O texto será convertido numa fórmula formatada.

Ícone de nota

Não é possível calcular fórmulas no LibreOffice Math uma vez que se trata de um editor de fórmulas (para escrita e exibição) e não de um programa de cálculo. Utilize folhas de cálculo para calcular fórmulas ou, para cálculos simples, utilize a função de cálculo do documento de texto.


Criar uma fórmula na janela Comandos

Utilize a janela Comandos do LibreOffice Math para introduzir e editar fórmulas. À medida que cria entradas na janela Comandos, pode ver os resultados no documento. Para manter uma descrição geral durante a criação de fórmulas extensas e complexas, utilize o Cursor de fórmulas na barra Ferramentas. Quando esta função está ativa, a localização do cursor da função na janela Comandos é também exibida na janela do texto.

Símbolos individuais

Pode criar os seus próprios símbolos e importar caracteres de outros tipos de letra. Pode adicionar novos símbolos ao catálogo básico de símbolos do LibreOffice Math ou criar os seus próprios catálogos especiais. Também estão disponíveis diversos caracteres especiais.

Fórmulas em contexto

Para facilitar o trabalho com fórmulas, utilize os menus de contexto, que podem ser invocados com um clique no botão direito do rato. Isto aplica-se especialmente à janela Comandos. Este menu de contexto contém todos os comandos, operadores e funções existentes na janela Elementos, que podem ser introduzidos numa fórmula com um clique no rato sem que seja necessário escrevê-los na janela Comandos.