Tipos de letra

Define o tipo de letra que pode ser aplicado aos elementos da fórmula.

Para aceder a este comando...

Escolha Formatar - Tipos de letra


Caixa de diálogo Tipo de letra

Tipos de letra das fórmulas

É possível definir tipos de letra para as variáveis, funções, números e texto introduzido que constituem os elementos da fórmula.

As caixas de lista que constam da caixa de diálogo Tipos de letra exibem um tipo de letra padrão para todos os elementos. Para mudar para um tipo de letra diferente, clique em Modificar e, em seguida, selecione o tipo de elemento. É exibida uma nova caixa de diálogo. Selecione o tipo de letra pretendido e verifique todos os atributos visados e, em seguida, clique em Aceitar. Para definir as alterações como os tipos de letra padrão, clique no botão Padrão.

Ícone de nota

Se pretende marcar segmentos de texto individuais com outro tipo de letra que não o utilizado para a totalidade do texto, introduza o comando Tipo de letra na janela Comandos.


Variáveis

Pode selecionar o tipo de letra para as variáveis da sua fórmula. Por exemplo, na fórmula x=SIN(y), x e y são as variáveis e irão ser exibidas com o tipo de letra escolhido.

Funções

Selecione o tipo de letra para os nomes e propriedades das funções. Por exemplo, as funções na fórmula x=SIN(y) são =SIN( ).

Números

Pode selecionar o tipo de letra para os números da sua fórmula.

Texto

Define o tipo de letra a utilizar no texto da sua fórmula.

Tipos de letra personalizados

Nesta secção da caixa de diálogo Tipo de letra, pode definir os tipos de letra com que será possível formatar outros componentes de texto da fórmula. Estão disponíveis três tipos de letra base: Serif, Sans e Fixa. Pode adicionar qualquer outro tipo de letra a cada tipo de letra padrão que esteja instalado. Todos os tipos de letra instalados no seu sistema estão disponíveis para serem utilizados. Selecione o botão Modificar para expandir a seleção oferecida na caixa de lista.

Estes tipos de letra personalizados são utilizados se definir um tipo de letra diferente com o comando FONT na janela Comandos.

Serif

Pode especificar o tipo de letra a utilizar para o formato serifs. Serifas são as pequenas "guias" que é possível ver, por exemplo, no final de um A maiúsculo, quando o tipo de letra Times Serif é utilizado. Utilizar serifas revela-se útil já que estass guiam o olhar do leitor numa linha direita, podendo aumentar a velocidade de leitura.

Sans

Pode especificar o tipo de letra a utilizar para a formato sans.

Fixo

Pode especificar o tipo de letra a utilizar para formato fixa.

Modificar

Clique numa das opções deste menu para abrir a caixa de diálogo Tipos de letra, na qual pode definir o tipo de letra e os atributos da fórmula e dos tipos de letra personalizados.

Padrão

Clique neste botão para definir as alterações como padrão para todas as novas fórmulas. Após a confirmação das alterações, clique no botão Sim.

Caixa de diálogo Guardar