Formatar

Pode escolher várias opções para formatar uma fórmula do LibreOffice Math. As opções de formatação são mostradas na parte inferior do painel Elementos. Estas opções estão também listadas no menu de contexto da janela Comandos.

Para aceder a este comando...

Abra o menu de contexto na janela Comandos - escolha Formatos

Escolha Ver - Elementos e no painel, selecione Formatos.


Segue-se uma lista completa de todas as opções de formatação disponíveis no LibreOffice Math. O ícone junto da opção de formatação indica que esta pode ser acedida através do painel Elementos (Ver - Elementos) ou através do menu de contexto da janela Comandos.

Ícone de nota

A letra "a" refere-se ao marcador de posição da fórmula que pretende atribuir à respetiva formatação. É possível substituir este carácter por qualquer outro que deseje.


Opções de formatação

Ícone

Sobrescrito à esquerda

Insere um texto sobrescrito à esquerda de um marcador de posição. Também pode introduzir <?>lsup{<?>} na janela Comandos.

Ícone

Sobrescrito em cima

Insere um texto sobrescrito acima de um marcador de posição. Também pode introduzir <?>csup<?> diretamente na janela Comandos.

Ícone

Sobrescrito à direita

Insere um texto sobrescrito à esquerda do marcador de posição. Também pode introduzir <?>^{<?>} diretamente na janela Comandos ou pode utilizar rsup ou sup.

Ícone

Pilha vertical (2 elementos)

Insere uma pilha vertical (binomial) com dois marcadores de posição. Também pode introduzir binom<?><?> diretamente na janela Comandos.

Ícone

Nova linha

Insere uma nova linha no documento. Também pode introduzir newline diretamente na janela Comandos.

Ícone

Subscrito à esquerda

Insere um texto subscrito à esquerda de um marcador de posição. Também pode introduzir <?>lsub{<?>} na janela Comandos.

Ícone

Subscrito em baixo

Insere um texto subscrito por baixo de um marcador de posição. Também pode introduzir <?>csub<?> diretamente na janela Comandos.

Ícone

Subscrito à direita

Insere texto subscrito à direita de um marcador de posição. Também pode introduzir <?>_{<?>} na janela Comandos e o traço do texto inferior à linha pode ser substituído por rsub ou sub.

Ícone

Pilha vertical (3 elementos)

Insere um pilha vertical vertical com três marcadores de posição. Também pode introduzir stack {<?>#<?>#<?>} na janela Comandos.

Ícone

Pequeno intervalo

Insere um pequeno intervalo entre um marcador de posição e o elemento seguinte. É também possível escrever ` diretamente na janela Comandos. O comando deverá aparecer à esquerda ou à direita de um símbolo, variável, número ou comando completo.

Ícone

Alinhar à esquerda

Este ícone atribui alinhamento à esquerda a "a" e insere um marcador de posição. Pode introduzir alignl<?> diretamente na janela Comandos.

Ícone

Alinhar ao centro horizontal

Atribui alinhamento central horizontal a "a" e insere um marcador de posição. Também pode introduzir alignc<?> diretamente na janela Comandos.

Ícone

Alinhar à direita

Insere o comando para o alinhamento à direita e um marcador de posição. Também pode introduzir alignr <?> na janela Comandos.

Ícone

Pilha matricial

Este ícone insere uma matriz com quatro marcadores de posição. Também pode introduzir matrix{<?>#<?>##<?>#<?>} diretamente na janela Comandos. A posição de um elemento no interior deste diagrama é indicada por duas coordenadas; a primeira especifica o número da linha e a segunda o número da coluna. É possível expandir esta matriz em qualquer direção dentro da janela Comandos adicionando caracteres.

Ícone

Intervalo

Este ícone insere um intervalo ou espaço entre marcadores de posição. É também possível escrever ~ diretamente na janela Comandos. O comando deverá aparecer à esquerda ou à direita de um símbolo, variável, número ou comando completo.

Para o alinhamento, os comandos alignl, alignc e alignr são particularmente eficazes, se estiver a

Quando estiver a utilizar as instruções de alinhamento, tenha em atenção que

Para alinhar utilizando o comando "matriz"

matrix{

alignr sin^2 x + cos^2 x#{}={}#alignl 1 ##

alignr cos^2 x #{}={} #alignl 1 - sin^2 x

}

Alinhar à esquerda

Se uma linha ou expressão começa com texto, está alinhada por definição à esquerda. Pode alterar esta situação através de qualquer um dos comandos alinhar. Um exemplo é stack{a+b-c*d#alignr "text"}, em que "text" surge alinhado à direita. Tenha em atenção que o texto terá de estar sempre entre aspas.

As fórmulas padrão centralizadas podem ser alinhadas à esquerda sem utilizar o menu Formatar - Alinhamento. Para tal, coloque uma cadeia de caracteres vazia, ou seja, as aspas que rodeiam o texto "", antes da secção de fórmula que pretende alinhar. Por exemplo, introduzir "" a+b newline "" c+d resulta no alinhamento à esquerda, em vez de centrado, de ambas as equações.

Ícone de aviso

Ao introduzir informações na janela Comandos, tenha em atenção que alguns formatos requerem espaços para que a estrutura seja correta. Isto é particularmente importante quando se introduzem valores (por exemplo, a lsup{3}) em vez de marcadores de posição.


Clique em Parênteses e agrupamento para obter mais informações sobre formatação no LibreOffice Math.

Informações úteis sobre Índices e expoentes bem como sobre Escala, ajudam a organizar os documentos da melhor forma possível.