Atributos

Pode escolher vários atributos para as fórmulas do LibreOffice Math. Alguns dos atributos são mostrados na parte inferior do painel Elementos. Estes atributos estão também listados no menu de contexto da janela Comandos. Todos os atributos que não existam na janela Elementos ou no menu de contexto terão de ser introduzidos manualmente na janela Comandos.

Para aceder a este comando...

Abra o menu de contexto na janela Comandos - escolha Atributos

Escolha Ver - Elementos e no painel, selecione Atributos.


O que se segue é lista completa de todos os atributos disponíveis no LibreOffice Math. O símbolo junto do atributo indica que este pode ser acedido através do painel Elementos (Ver - Elementos) ou através do menu de contexto da janela Comandos.

Ícone de nota

Ao descrever as funções de atributos seguintes, a letra "a" no ícone refere-se ao marcador de posição que pretende atribuir ao atributo respetivo. É possível substituir este carácter por qualquer outro que deseje.


Funções dos atributos

Ícone

Acento agudo

Insere um marcador de posição com um acento agudo. Também pode introduzir acute <?> na janela Comandos.

Ícone

Acento grave

Insere um marcador de posição com um acento grave (grave). Também pode introduzir grave <?> na janela Comandos.

Ícone

Acento circunflexo invertido

Insere um marcador de posição com um acento circunflexo invertido ("visto") por cima. Também pode introduzir check <?> diretamente na janela Comandos.

Ícone

Breve

Insere um marcador de posição com um acento breve. Também pode introduzir breve <?> na janela Comandos.

Ícone

Círculo

Insere um marcador de posição com um círculo em cima. Também pode introduzir circle <?> na janela Comandos.

Ícone

Seta vetorial

Insere um marcador de posição com uma seta vetorial. Também pode introduzir vec <?> na janela Comandos.

Ícone

Til

Insere um marcador de posição com um til. Também pode introduzir tilde <?> na janela Comandos.

Ícone

Acento circunflexo

Insere um marcador de posição com um acento circunflexo. Também pode introduzir diretamente hat <?> na janela Comandos.

Ícone

Linha por cima

Insere uma linha ("barra") sobre um marcador de posição . Também pode introduzir bar <?> na janela Comandos.

Ícone

Ponto

Insere um marcador de posição com um ponto em cima do mesmo. Também pode introduzir dot <?> na janela Comandos.

Ícone

Seta vetorial larga

Insere uma seta vetorial larga com um marcador de posição. Também pode escrever widevec na janela Comandos.

Ícone

Til largo

Insere um til largo com um marcador de posição. É também possível escrever widetilde diretamente na janela Comandos.

Ícone

Acento circunflexo largo

Insere um acento circunflexo largo ("chapéu") com um marcador de posição. É também possível escrever widehat na janela Comandos.

Ícone

Dois pontos

Insere um marcador de posição com dois pontos em cima do mesmo. Também pode introduzir diretamente ddot <?> na janela Comandos.

Ícone

Linha superior

Insere uma linha por cima do marcador de posição. Também pode escrever overline <?> na janela de Comandos. A linha é ajustada ao tamanho correto.

Ícone

Linha inferior

Insere uma linha por baixo de um marcador de posição. Também pode introduzir underline <?> na janela Comandos.

Ícone

Linha através

Insere um marcador de posição atravessado por uma linha (ou rasurado). Também pode introduzir overstrike <?> na janela Comandos.

Ícone

Reticências

Insere três pontos sobre um marcador de posição. Também pode introduzir dddot <?> na janela Comandos.

Ícone

Transparente

Insere um marcador de posição para um carácter transparente. Este carácter substitui "a" mas não o apresenta. Também pode introduzir phantom <?> na janela Comandos.

Ícone

Negrito

Insere um marcador de posição com formatação em negrito. Também pode introduzir bold <?> na janela Comandos.

Ícone

Itálico

Insere um marcador de posição com formatação em itálico. Também pode introduzir ital <?> ou italic <?> diretamente na janela Comandos.

Ícone

Redimensionar

Insere um comando para modificar o tamanho do tipo de letra com dois marcadores de posição. O primeiro marcador de posição refere-se ao tamanho do tipo de letra (por exemplo, 12) e o segundo contém o texto. Para obter a estrutura adequada, introduza um espaço entre os valores. Também pode introduzir diretamente size <?> <?> na janela Comandos.

Ícone

Alterar tipo de letra

Insere um comando para alterar o tipo de letra, com dois marcadores de posição. Substitua o primeiro marcador de posição pelo nome de um dos tipos de letra personalizados, Serif, Sans ou Fixo. Substitua o segundo marcador de posição pelo texto. Também pode introduzir font <?> <?> diretamente na janela Comandos.

Utilize o comando color para alterar a cor da sua fórmula. Escreva color, em seguida, escreva o nome da cor (as cores disponíveis são o branco, preto, ciano, magenta, vermelho, azul, verde ou amarelo), em seguida, a fórmula, carácter ou cadeia de caracteres. A entrada color green size 20 a tem como resultado uma letra verde "a" com um tamanho de tipo de letra 20.

Os comandos nbold e nitalic removem os tipos de letra padrão de negrito e itálico dos componentes da fórmula. Por exemplo, remova o itálico do x na fórmula 5 x + 3=28 introduzindo nitalic antes do x como em 5 nitalic x + 3=28.

Ícone de nota

Os atributos "acute", "bar", "breve", "check", "circle", "dot", "ddot", "dddot", "grave", "hat", "tilde" e "vec" têm tamanhos fixos. A sua largura ou comprimento não podem ser ajustados quando colocados sobre um símbolo grande.


Para alterações de tamanho, pode utilizar size n, +n, -n, *n e /n , em que n é um marcador de posição. Este método é útil quando o tamanho base da fórmula está sujeito a alterações. Os comandos size +n e size -n alteram o tamanho do ponto e size *n e size /n alteram o tamanho por percentagem. Por exemplo, o comando size *1,17 aumenta o tamanho em, exatamente, 17%.

Ícone de aviso

Há que ter em atenção que algumas entradas necessitam de espaços para que a estrutura esteja correta. Isto é particularmente importante se especificar atributos com valores fixos no lugar de marcadores de posição.


Para mais informações sobre formatação no LibreOffice Math, consulte o tópico Parênteses e agrupamento.

Informações sobre atributos, índices e expoentes e escala podem ajudá-lo a estruturar os seus documentos de forma mais eficiente.