Parênteses

Pode escolher entre vários tipos de parênteses para estruturar uma fórmula do LibreOffice Math. Os tipos de parênteses são mostrados na parte inferior do painel Elementos. Estes parênteses também estão listados no menu de contexto da janela Comandos. Todos os parênteses que não estejam no painel Elementos ou no menu de contexto podem ser introduzidos manualmente na janela Comandos.

Para aceder a este comando...

Abra o menu de contexto na janela Comandos - escolha Parênteses

Escolha Ver - Elementos e no painel, selecione Parênteses.


O que se segue é uma lista completa de todos os tipos de parênteses disponíveis. O ícone junto ao tipo de parênteses indica que este pode ser acedido através do painel Elementos (Ver - Elementos) ou através do menu de contexto da janela Comandos.

Tipos de parênteses retos

Ícone

Parênteses curvos

Insere um marcador de posição entre parênteses curvos normais (parênteses). Também pode escrever (<?>) na janela Comandos.

Ícone

Parênteses retos

Insere uma marcador de posição entre parênteses retos. Também pode escrever [<?>] na janela Comandos.

Ícone

Parênteses retos duplos

Insere um marcador de posição dentro de parênteses retos duplos. Também pode introduzir ldbracket <?> rdbracket na janela Comandos.

Ícone

Chavetas

Insere um marcador de posição entre chavetas. Também pode escrever lbrace<?>rbrace diretamente na janela Comandos.

Ícone

Barra vertical individual

Insere um marcador de posição dentro das barras verticais. Também pode introduzir lline <?> rline diretamente na janela Comandos.

Ícone

Barras verticais duplas

Insere um marcador de posição entre barras verticais duplas. Também pode escrever ldline <?> rdline diretamente na janela Comandos.

Ícone

Parênteses angulares

Insere um marcador de posição dentro de parênteses angulares. Também pode introduzir langle <?> rangle na janela Comandos.

Ícone

Parênteses de operador

Insere dois marcadores de posição entre parênteses. Também pode escrever langle <?> mline <?> rangle na janela de Comandos.

Ícone

Parênteses de agrupamento

Insere parênteses de agrupamento. Também pode introduzir {<?>} na janela Comandos.

Ícone

Parênteses curvos (ajustáveis)

Insere parênteses curvos ajustáveis com um marcador de posição. Também pode escrever left(<?> right) na janela Comandos.

Ícone

Parênteses retos (ajustáveis)

Insere parênteses retos ajustáveis com marcadores de posição. Também pode escrever left[<?> right] na janela Comandos. O tamanho dos parênteses é ajustado automaticamente.

Ícone

Parênteses retos duplos (ajustáveis)

Insere parênteses duplos retos ajustáveis com marcadores de posições. Também pode escrever left ldbracket <?> right rdbracket diretamente na janela Comandos. O tamanho dos parênteses é ajustado automaticamente.

Ícone

Chavetas (ajustáveis)

Insere chavetas ajustáveis com um marcador de posição. Também pode introduzir left lbrace <?> right rbrace na janela Comandos. O tamanho das chavetas é ajustado automaticamente.

Ícone

Barras verticais individuais (ajustáveis)

Insere barras verticais individuais ajustáveis com um marcador de posição. Também pode escrever left lline <?> right rline na janela Comandos. O tamanho dos parênteses é automaticamente ajustado.

Ícone

Barras verticais duplas (ajustáveis)

Insere barras verticais duplas ajustáveis com um marcador de posição. Também pode escrever left ldline <?> right rdline na janela Comandos. O tamanho dos parênteses é automaticamente ajustado.

Ícone

Parênteses angulares (ajustáveis)

Insere parênteses angulares ajustáveis com um marcador de posição. Também pode escrever left langle <?> right rangle na janela Comandos. O tamanho dos parênteses é automaticamente ajustado.

Ícone

Parênteses de operador (ajustáveis)

Insere parênteses de operador ajustáveis com marcadores de posição. Também pode introduzir left langle <?> mline <?> right rangle na janela Comandos. O tamanho dos parênteses é ajustado automaticamente.

Ícone

Chaveta superior (ajustável)

Insere uma chaveta superior horizontal ajustável com marcadores de posição. Também pode introduzir <?> overbrace <?> diretamente na janela Comandos. O tamanho dos parênteses é ajustado automaticamente.

Ícone

Chaveta inferior (ajustável)

Insere uma chaveta inferior horizontal ajustável com marcadores de posição. Também pode introduzir <?> underbrace <?> diretamente na janela Comandos. O tamanho dos parênteses é ajustado automaticamente.

Para inserir parênteses inferiores, escreva lfloor<?>rfloor diretamente na janela Comandos.

Para inserir parênteses inferiores, escreva lceil<?>rceil diretamente na janela Comandos.

Para inserir parênteses inferiores ajustáveis, escreva left lfloor<?>right rfloor diretamente na janela Comandos.

Para inserir parênteses superiores ajustáveis, escreva left lceil<?>right rceil diretamente na janela Comandos.

Ícone da dica

Os parênteses são automaticamente redimensionados quando escreve left e right a seguir ao comando do parênteses, por exemplo, left(a over b right). Pode também definir o tamanho e espaçamento dos parênteses ao escolher Formatar- Espaçamento - Categoria - Parênteses e definir as percentagens desejadas. Marque a caixa de verificação Ajustar todos os parênteses para aplicar as alterações a todos os parênteses da fórmula.


Também pode utilizar parênteses individuais. Para tal, escreva uma barra invertida \ em frente do comando. Por exemplo, sempre que escreve \[, o parêntese reto esquerdo aparece sem o parêntese complementar. esta função é útil para criar parênteses retos invertidos ou para construir intervalos. Tenha em consideração que os parênteses não ajustáveis podem ser usados individualmente. Para alterar o tamanho, utilize o comando size.

Exemplos de parênteses individuais

No caso de parênteses não ajustáveis:

a = \{ \( \[ b newline

{} + c \] \) \ }

No caso de parênteses à escala, utilize none como nome dos parênteses

a = left ( a over b right none newline

left none phantom {a over b} + c right )

Ícone de nota

A instrução fantasma assegura que o último parêntese reto tem o tamanho correto.


Ícone de aviso

Certifique-se de que coloca espaços (intervalos) entre os elementos quando os introduzir diretamente na janela Comandos. Isto garante que a estrutura correta seja reconhecida.


Informações úteis sobre índices e expoentes bem como sobre escala ajudam a estruturar as fórmulas de forma eficiente. Para obter mais informações sobre parênteses, consulte Parênteses e agrupamento.