Elementos

Esta é uma lista de operadores, funções, símbolos e opções de formatação que podem ser introduzidas na fórmula.

Alguns exemplos mostram a diversidade de operações.

A janela de seleção está dividida em duas partes. Ao clicar num símbolo na parte superior da janela são apresentados os seus símbolos subordinados na parte inferior da janela.

Pode aceder às mesmas funções em submenus através do menu de contexto da janela Comandos.

Para aceder a este comando...

Escolha Ver - Elementos


Operadores unários/binários

Pode escolher vários operadores unários e binários para criar a sua fórmula no LibreOffice Math. Os operadores unários são aqueles que afetam um marcador de posição. Os operadores binários são os que ligam dois marcadores de posição. A parte inferior do painel Elementos mostra os operadores individuais. O menu de contexto da janela Comandos contém uma lista destes operadores, bem como alguns operadores extra. Se necessitar de um operador que não esteja presente no painel Elementos, utilize o menu de contexto ou escreva-o diretamente na janela Comandos.

Relações

Pode escolher entre várias relações para estruturar a fórmula do LibreOffice Math. As funções de relação são mostradas na parte inferior do painel Elementos. A funções também estão disponíveis no menu de contexto da janela Comandos. Todas as relações que não estejam no painel Elementos ou no menu de contexto, podem ser introduzidas manualmente na janela Comandos.

Operações de Conjuntos

Pode atribuir vários operadores de conjunto aos caracteres da fórmula do LibreOffice Math. Os operadores individuais são mostrados na parte inferior da janela Elementos. Estes operadores estão também disponíveis no menu de contexto da janela Comandos. Quaisquer operadores que não existam na janela Elementos terão de ser introduzidos diretamente na janela Comandos. Pode também introduzir diretamente outras partes da fórmula, mesmo que os símbolos já existam.

Funções

Escolha uma função na parte inferior da janela Elementos. Estas funções estão também listadas no menu de contexto da janela Comandos. Quaisquer funções não existentes no painel Elementos terão que ser introduzidas manualmente na janela Comandos.

Operadores

Pode escolher vários operadores para estruturar uma fórmula do LibreOffice Math. Todos os operadores disponíveis surgem na parte inferior do painel Elementos. Estão também listados no menu de contexto da janela Comandos. Todos os operadores que não estejam no painel Elementos ou no menu de contexto terão de ser introduzidos manualmente na janela Comandos.

Atributos

Pode escolher vários atributos para as fórmulas do LibreOffice Math. Alguns dos atributos são mostrados na parte inferior do painel Elementos. Estes atributos estão também listados no menu de contexto da janela Comandos. Todos os atributos que não existam na janela Elementos ou no menu de contexto terão de ser introduzidos manualmente na janela Comandos.

Parênteses

Pode escolher entre vários tipos de parênteses para estruturar uma fórmula do LibreOffice Math. Os tipos de parênteses são mostrados na parte inferior do painel Elementos. Estes parênteses também estão listados no menu de contexto da janela Comandos. Todos os parênteses que não estejam no painel Elementos ou no menu de contexto podem ser introduzidos manualmente na janela Comandos.

Formatar

Pode escolher várias opções para formatar uma fórmula do LibreOffice Math. As opções de formatação são mostradas na parte inferior do painel Elementos. Estas opções estão também listadas no menu de contexto da janela Comandos.

Outros símbolos

Apresenta diversos símbolos matemáticos.

Exemplos do LibreOffice Math

A lista seguinte é uma lista de fórmulas existentes no LibreOffice Math.

Tabelas de consulta de fórmulas

Esta secção de referência contém listas de vários operadores, funções, símbolos e atributos de formatação disponíveis no LibreOffice Math. Muitos dos comandos apresentados podem ser introduzidos utilizando os ícones incluídos na janela Elementos ou no menu de contexto da janela Comandos.