Incluir folhas de cálculo em diapositivos

Pode aplicar diferentes métodos para inserir células de folhas de cálculo nos diapositivos do Impress ou nas páginas do Draw:

  1. Insirir uma tabela nativa - introduza os dados nas células e aplique formatação elaborada utilizando a secção Design de tabela da área Tarefas.

  2. Insira uma nova tabela como um objeto OLE ou insira um ficheiro existente como um objeto OLE - pode especificar a ligação a um ficheiro como uma ligação ativa para os dados que foram guardados mais recentemente num ficheiro de folha de cálculo.

Inserir uma tabela nativa

  1. Aceda ao diapositivo do Impress ou à página do Draw onde pretende inserir a tabela.

  2. Escolha Inserir - Tabela ou utilize o ícone Tabela na barra de ferramentas Padrão para inserir a tabela.

  3. Clique duas vezes na tabela e introduza ou cole os dados nas células.

  4. Selecione o conteúdo de algumas células e clique com o botão direito do rato para abrir o menu de contexto. Escolha os comandos para alterar o conteúdo das células como, por exemplo, o tamanho do tipo de letra e o espaçamento entre linhas.

  5. Clique com o botão direito do rato no contorno da tabela para abrir o menu de contexto da tabela. Utilize o menu de contexto para introduzir um nome e uma descrição para a tabela ou para distribuir as filas ou colunas uniformemente, entre outros comandos.

  6. Selecione algumas células e clique com o botão direito do rato para abrir o menu de contexto, onde pode inserir ou eliminar linhas e colunas, entre outros comandos.

    Para selecionar uma área retangular de células, aponte para uma célula num canto do retângulo, mantenha premido o botão do rato e arraste o rato para o canto oposto do retângulo e, em seguida, solte o botão do rato.

    Para selecionar uma célula, aponte para essa célula, mantenha premido o botão do rato e arraste o rato para a célula seguinte, regresse à primeira célula e, em seguida, solte o botão do rato.

Inserir uma nova folha de cálculo como um objeto OLE

Pode adicionar uma folha de cálculo vazia do LibreOffice Calc a um diapositivo como objeto OLE.

  1. Abra o diapositivo onde pretende inserir a folha de cálculo.

  2. Escolha Inserir - Objeto OLE. Clique em Criar novo e selecione a folha de cálculo do LibreOffice. Clique em Aceitar. Clique na folha de cálculo para introduzir os dados.

  3. Clique fora da folha de cálculo para visualizar o diapositivo.

Para redimensionar a folha de cálculo sem redimensionar as células, clique duas vezes na folha de cálculo e, em seguida, arraste a alça de um canto. Para redimensionar as células da folha de cálculo, clique na folha de cálculo e, em seguida, arraste a alça de um canto.

Inserir uma folha de cálculo a partir de um ficheiro

Quando insere uma folha de cálculo existente no seu diapositivo, as alterações efetuadas ao ficheiro de folha de cálculo original não são atualizadas no diapositivo. Pode, no entanto, efetuar alterações na folha de cálculo do diapositivo.

  1. Abra o diapositivo onde pretende inserir a folha de cálculo.

  2. Escolha Inserir - Objeto - Objeto OLE.

  3. Selecione Criar a partir do ficheiro, e clique em Procurar.

  4. Localize o ficheiro que pretende inserir e, em seguida, clique em Aceitar.

    Marque a caixa de verificação Ligação ao ficheiro para inserir o ficheiro como uma ligação ativa.

Ícone de nota

A totalidade da folha de cálculo é inserida no diapositivo. Se pretende alterar a folha apresentada, clique duas vezes na folha de cálculo e, em seguida, selecione uma folha diferente.


Formatar - Esquema do diapositivo

Inserir - Objeto - Objeto OLE