Mostrar uma apresentação de diapositivos

Existem várias formas de iniciar uma apresentação de diapositivos. Assim que é iniciada uma apresentação de diapositivos, pode controlá-la premindo as teclas ou clicando nos botões do rato.

Por defeito, uma apresentação de diapositivos começa sempre com o primeiro diapositivo. O utilizador avança manualmente os diapositivos até ao último. É possível alterar estas definições.

Executar uma apresentação de diapositivos

Ícone da dica

Se quiser que todas as apresentações sejam iniciadas com o diapositivo atual em vez do primeiro, escolha - LibreOffice Impress - Geral e clique em Sempre com página atual.


Ícone da dica

Prima Esc para desistir da apresentação antes do final.


Estão disponíveis muitas outras teclas para controlar a apresentação de diapositivos. Também pode clicar com o botão direito do rato para abrir um menu de contexto que contém comandos úteis.

Mostrar uma apresentação de diapositivos automática (modo kiosk)

Para avançar automaticamente para o diapositivo seguinte, terá de atribuir uma transição de diapositivos para cada diapositivo.

  1. Abra a secção Transição de diapositivos da barra lateral.

  2. Na área Avançar diapositivo, clique em Automaticamente após, e selecione uma duração de tempo.

  3. Clique em Aplicar a todos os diapositivos.

Ícone da dica

Pode atribuir um período de tempo diferente para cada diapositivo avançar para seguinte. A funcionalidade apresentação cronometrada pode permitir-lhe obter o tempo correto.


Para avançar para o primeiro diapositivo, após terem sido mostrados todos os diapositivos, terá de definir a opção de repetição automática da apresentação de diapositivos.

  1. Escolha Apresentação de diapositivos - Definições de apresentações.

  2. Na área Tipo, clique em Automático e selecione um tempo de pausa entre apresentações.

Executar uma apresentação de diapositivos a partir de um ficheiro

Pode iniciar o LibreOffice a partir da linha de comandos, seguido do parâmetro -show e o nome do ficheiro Impress. Por exemplo, para iniciar o ficheiro nomedeficheiro.odp na linha de comandos, escreva o comando:

soffice -show nomedeficheiro.odp

Esta ação assume que soffice está no caminho de programas do seu sistema, e que nomedeficheiro.odp está localizado no diretório atual.