Carregar listas de cor, gradientes e tracejado

Pode utilizar listas para organizar cores, gradientes ou padrões de tracejado. O LibreOffice fornece várias listas que pode carregar e utilizar no documento. Se assim pretender, é possível adicionar ou eliminar elementos de uma lista ou mesmo criar listas personalizadas.

Para carregar uma lista de cores:

  1. Escolha Formatar - Área e, em seguida, clique no separador Cores.

  2. Clique no botão Carregar lista de cores.

  3. Localize a lista de cores que pretende carregar e clique em Abrir. Um ficheiro de lista de cores tem o formato [nome_de_ficheiro].soc.

Para guardar uma lista de cores, clique no botão Guardar lista de cores, introduza um nome para o ficheiro e, em seguida, clique em Guardar.

A lista CMYK está otimizada para cores de impressão. As cores nas listas Web e HTML estão otimizadas para ecrãs que utilizem uma resolução de 256 cores. As paletas libreoffice.soc e tango.soc contém as cores oficiais LibreOffice e Tango, respetivamente.

Para carregar uma lista de gradientes:

  1. Escolha Formatar - Área e, em seguida, clique no separador Gradientes.

  2. Clique no botão Carregar lista de gradientes.

  3. Localize a lista de gradientes que pretende carregar e clique em Abrir. Um ficheiro de lista de gradientes tem o formato [nome_de_ficheiro].sog.

Para guardar uma lista de gradientes, clique no botão Guardar lista de gradientes, introduza um nome para o ficheiro, e em seguida clique em Guardar.

Para carregar uma lista de tracejados:

  1. Escolha Formatar - Área e, em seguida, clique no separador Tracejado.

  2. Clique no botão Carregar lista de tracejados.

  3. Localize a lista de tracejados que pretende carregar e clique em Abrir. Um ficheiro de lista de tracejados tem o formato [nome_de_ficheiro].soh.

Para guardar uma lista de tracejados, clique no botão Guardar lista de tracejados, introduza um nome para o ficheiro e, em seguida, clique em Guardar.

Formatar - Área

Carregar estilos de linha e seta