Sobre as camadas

As camadas estão disponíveis no LibreOffice Draw mas não no LibreOffice Impress. As camadas permitem juntar elementos relacionados entre si numa página. As camadas devem ser consideradas como área de trabalho individuais que podem ser ocultadas da vista e/ou impressão ou bloqueados.

Os níveis não determinam a ordem de empilhamento de objetos na página, exceto para o nível Controlos que está sempre em frente às outras camadas.

A ordem de empilhamento de objetos na página é determinada pela sequência pela qual estes são adicionados. Pode reorganizar a ordem de empilhamento através de Modificar - Dispor.

As áreas de uma camada que não contenham objetos são transparentes.

O LibreOffice Draw coloca à sua disposição três camadas padrão:

Não pode eliminar ou mudar o nome das camadas padrão. Pode adicionar as suas próprias camadas através de Inserir - Camada.

A camada Esquema é a área de trabalho padrão. A camada Esquema determina a localização do título, do texto e dos marcadores de posição do objeto na sua página.

A camada Controlos pode ser utilizada para os botões aos quais foi atribuída uma ação, mas não deve ser impressa. Defina as propriedades da camada para não imprimível. Os objetos na camada de Controlos ficam sempre a seguir aos objetos nas outras camadas.

A camada Linhas de dimensão consiste na camada em que o utilizador desenha, por exemplo, as linhas de dimensão. Ao definir a possibilidade da camada mostrar ou ocultar, pode facilmente ativar ou desativar estas linhas.

Ícone da dica

Pode bloquear ou ocultar uma camada e proteger o seu conteúdo da visualização e/ou da impressão. Se adicionar uma nova camada a uma página, esta é adicionada a todas as páginas do documento. Contudo, se adicionar um objeto a uma camada, este apenas é adicionado à página atual. Se quiser que o objeto seja mostrado em todas as páginas, adicione-o ao modelo global de diapositivos (Ver - Modelo global).