Controle remoto de apresentações – Guia de utilizador do Impress Remote

A aplicação LibreOffice Impress Remote está disponível para sistemas Android e iOS e permite-lhe controlar as apresentações do LibreOffice Impress através de um dispositivo móvel.

Ícone do Impress Remote

O Impress Remote mostra as miniaturas e as notas dos seus diapositivos no ecrã do seu dispositivo. Passe o dedo ecrã para avançar ou recuar na sua apresentação. Também é possível mostrar um mosaico de diapositivos para ir diretamente até um diapositivo específico e tornar a apresentação mais dinâmica.

A ligação entre o computador com a apresentação do LibreOffice Impress e o dispositivo móvel é efetuada através de Bluetooth ou de uma ligação de rede.

Funcionalidades do Impress remote

O Impress Remote é uma aplicação útil para controlar as apresentações a uma certa distância do computador, permitindo a movimentação do apresentador. As suas principais funcionalidades são:

Requisitos:

Computador:

Dispositivo móvel:

Descarregar e instalar o Impress Remote no seu dispositivo móvel

Descarregue o Impress Remote na Google Play ou Apple Store pesquisando por "Impress Remote" na caixa de pesquisa. Certifique-se de que Impress Remote descarregado é da The Document Foundation (TDF). Instale o Impress Remote no dispositivo móvel como qualquer outra aplicação.

Definições do Impress Remote

Com o Impress Remote ativado no dispositivo móvel e na página Computador, aceda a página Definições tocando no canto superior direito do ecrã. Estão disponíveis as seguintes definições:

Conectar o computador ao dispositivo móvel

Ative o Bluetooth no dispositivo e no computador para os poder emparelhar. Consulte o manual de instruções do seu dispositivo e do sistema operativo do computador para saber como ligar o Bluetooth, estabelecer um identificador Bluetooth e emparelhar dispositivos. Assim que o emparelhamento estiver efetuado, o dispositivo móvel está pronto a controlar a apresentação.

Alternativamente, pode ligar através de uma rede (incluindo Wi-Fi). Neste caso, tanto o computador como o dispositivo devem estar ligados à mesma rede.

Ativar o Impress Remote no LibreOffice Impress

Para executar uma apresentação do Impress, tem de permitir que o Impress seja controlado pelo dispositivo móvel. Execute os seguintes passos:

  1. Abra o LibreOffice Impress.

  2. Go to Tools – Options – LibreOffice Impress – General. You should see the screen depicted in the figure below.

  3. Nas opções da apresentação, selecione Ativar controlo remoto e clique Aceitar.

Feche o LibreOffice Impress e inicie novamente.

Página de opções gerais do Impress

Controlar a apresentação:

Ícone da dica

Disable screen saving and screen locking from the mobile device as indicated above before running a slideshow. Ensure that the mobile device has enough battery power for the show’s duration with the screen on.


  1. Make sure both device and computer are already paired via Bluetooth or network connection.

  2. Open the presentation you want to show in LibreOffice Impress.

  3. Open the Impress Remote application on the mobile device and select the Bluetooth ID of the computer.

  4. Once you clicked on the computer’s name, it will automatically load the presentation slides on the Impress Remote with the notes section.

  5. Flick your finger left or right on the mobile screen to change the slides. Slide notes are in the bottom part of the mobile screen.

  6. Optionally, set the timer for defining each slide’s display time from the mobile application.

  7. The slides can also be changed with the volume keys on the mobile device. To enable it, open the settings and enable volume key actions in the Impress Remote.

Algumas imagens da aplicação Impress Remote:

Impress Remote: miniatura inicial

Alternate mode: all slide thumbnails for direct selection or jumping. The current slide has a red selection cursor