Utilizar pontos de colagem

No Impress e no Draw, pode ligar duas formas através de uma linha denominada conector. Ao desenhar um conector entre formas, este é ligado a um ponto de colagem em cada forma. Cada forma tem alguns pontos de colagem padrão, cujas posições dependem da forma específica. Pode adicionar os seus próprios pontos de colagem personalizados a uma forma e, em seguida, ligar conectores aos pontos de colagem personalizados.

Para adicionar e editar pontos de colagem

  1. Execute um dos seguintes para mostrar os pontos de colagem de todos os elementos:

  2. Clique no ícone Inserir ponto de colagem na barra de ferramentas Pontos de colagem.

  3. Selecione o elemento em que pretende adicionar os pontos de colagem.

  4. Clique dentro da forma à qual pretende adicionar o novo ponto de colagem.

    Se a forma estiver preenchida, pode clicar em qualquer local dentro da forma. Se a forma não estiver preenchida, pode clicar no contorno para inserir um ponto de colagem. Após inserir o ponto de colagem, pode arrastar o mesmo para outra posição dentro da forma.

Com os quatro ícones junto ao ícone Inserir ponto de colagem, pode escolher as direções que serão permitidas para um conector neste ponto de colagem. Pode escolher uma ou mais direções para um determinado ponto de colagem.

Se o ícone Ponto de colagem relativo estiver ativo, o ponto de colagem move-se ao redimensionar o objeto para manter a respetiva posição relativamente aos contornos do objeto.

Se o ícone Ponto de colagem relativo não estiver ativo, os ícones junto ao mesmo deixam de estar a cinzento. Com estes ícones pode decidir o local onde um ponto de colagem será colocado quando o tamanho do objeto é alterado.