Objetos 3D

Abre a barra de ferramentas Objetos 3D. Os objetos são tridimensionais, com profundidade, iluminação e reflexo. Cada objeto inserido forma inicialmente uma cena 3D. Pode premir F3 para introduzir a cena. Nos objetos 3D, pode abrir a caixa de diálogo Efeitos 3D para editar as propriedades.

Ícone

Objetos 3D

Ícone da dica

Para rodar um objeto 3D em volta de qualquer um dos seus três eixos, clique no objeto e depois clique nas alças de rotação. Arraste a alça na direção em que pretende rodar o objeto.


Cubo

Desenha um cubo preenchido para o qual arrasta o diapositivo. Para desenhar um retângulo 3D, mantenha a tecla Shift premida enquanto arrasta.

Ícone

Cubo

Esfera

Desenha uma esfera preenchida para a qual arrasta o diapositivo.Para desenhar um esferóide, mantenha a tecla Shift premida enquanto arrasta.

Ícone

Esfera

Cilindro

Desenha um cilindro baseado num círculo no local onde arrasta o diapositivo. Para desenhar um cilindro que seja baseado numa forma oval, mantenha a tecla Shift premida enquanto arrasta.

Ícone

Cilindro

Cone

Desenha um cone baseado num círculo para o qual arrasta o diapositivo. Para desenhar um cone baseado numa forma oval, mantenha a tecla Shift premida enquanto arrasta.

Ícone

Cone

Pirâmide

Desenha uma pirâmide com uma base quadrada para a qual arrasta o diapositivo. Para desenhar uma pirâmide com uma base retangular, mantenha a tecla Shift premida enquanto arrasta. Para definir um polígono diferente como base da pirâmide, abra a caixa de diálogo Efeitos 3D e clique no separador Geometria. Na área Segmentos, introduza o número de lados para o polígono na caixa intitulada Horizontal, e em seguida clique na marca de verificação verde.

Ícone

Pirâmide

Toro

Desenha um objeto em forma de anel baseado num círculo no local onde arrasta o diapositivo. Para desenhar um toro baseado numa forma oval, mantenha a tecla Shift premida enquanto arrasta.

Ícone

Toro

Interface

Desenha um objeto em forma de taça baseado num círculo no local onde arrasta o diapositivo. Para desenhar uma interface baseada numa forma oval, mantenha a tecla Shift premida enquanto arrasta.

Ícone

Interface

Semicírculo

Desenha metade de uma esfera para a qual arrasta o diapositivo. Para desenhar metade de um esferóide, mantenha a tecla Shift premida enquanto arrasta.

Ícone

Semicírculo

Compor objetos 3D