Modo

Modifica a forma, orientação ou o preenchimento do(s) objeto(s) selecionado(s).

Ícone

Efeitos (apenas no LibreOffice Draw)

Para abrir a barra de ferramentas Modo do LibreOffice Draw , clique na seta junto ao ícone Efeitos na barra Desenho. No LibreOffice Impress, escolha Ver - Barras de ferramentas - Modo.

Rodar

Roda ou inclina o(s) objeto(s) 2D selecionado(s) em volta de um ponto de articulação. Arraste uma alça do objeto na direção em que o pretende rodar. Para inclinar um objeto, arraste uma alça central na direção de inclinação pretendida.

Cada diapositivo possui apenas um ponto de articulação. Clique duas vezes num objeto para mover o ponto de articulação para o centro desse objeto. Também pode arrastar o ponto de articulação para uma nova localização no ecrã e, em seguida, proceder à rotação do objeto.

Ícone de nota

Se selecionar um grupo que inclua um objeto 3D, apenas será efetuada a rotação desse objeto 3D. Não é possível inclinar um objeto 3D. No entanto, pode efetuar a sua rotação nos eixos X e Y, arrastando as alças centrais.


Ícone

Rodar

Inverter

Inverte o(s) objeto(s) selecionado(s) em torno de uma linha de inversão, que pode arrastar para qualquer área do diapositivo. Arraste uma alça do(s) objeto(s) através da linha de viragem para inverter o(s) objeto(s). Para alterar a orientação da linha de viragem, arraste uma das suas extremidades até uma nova localização.

Ícone

Inverter

Em objeto de rotação 3D

Converte o(s) objeto(s) 2D selecionado(s) num objeto 3D, rodando o(s) objeto(s) em torno de uma linha de simetria.

Arraste a linha de simetria para uma nova localização de modo a alterar a forma do objeto convertido. Para alterar a orientação da linha de simetria, arraste uma das suas extremidades. Clique no objeto para convertê-lo em 3D.

Ícone

Em objeto de rotação 3D

Colocar em círculo (perspectiva)

Distorce o objeto selecionado, moldando-o em círculos imaginários e, em seguida, adiciona a perspetiva. Arraste uma guia do objeto selecionado para o distorcer. Se o objeto selecionado não for um polígono ou uma curva Bézier, será apresentado um pedido para tornar o objeto numa curva antes de o poder distorcer.

Ícone

Colocar em círculo (perspectiva)

Colocar em círculo (inclinar)

Distorce o objeto selecionado moldando-o em círculos imaginários. Arraste uma alça do objeto selecionado para o distorcer. Se o objeto selecionado não for um polígono ou uma curva Bézier, será apresentado um pedido para tornar o objeto numa curva antes de o poder distorcer.

Ícone

Colocar em círculo (inclinar)

Distorcer

Permite arrastar as alça do objeto selecionado para mudar a sua forma. Se o objeto selecionado não for um polígono ou uma curva Bézier, será apresentado um pedido para tornar o objeto numa curva antes de o poder distorcer.

Ícone

Distorcer

Transparência

Aplica um gradiente transparente ao objeto selecionado. A linha de transparência representa uma escala de cinzentos, em que a alça preta corresponde a um valor de transparência de 0% e a alça branca corresponde a um valor de transparência de 100%.

Arraste a alça branca para mudar a orientação do gradiente de transparência. Arraste a alça preta para mudar o comprimento. Também pode arrastar e largar cores em cima das alças a partir da barra de cores para mudar os valores da escala de cinza.

Ícone de nota

Para mostrar a barra de cores, escolha Ver - Barras de ferramentas - Barra de cores.


Ícone

Transparência

Gradiente

Modifica o preenchimento de gradiente do objeto selecionado. Este comando só está disponível se tiver aplicado um gradiente ao objeto em Formatar - Área. Arraste as alças da linha de gradiente para mudar a orientação ou comprimento. Também pode arrastar e largar cores nas alças a partir da barra de cores para mudar a cor dos pontos finais do gradiente.

Ícone de nota

Para mostrar a barra de cores, escolha Ver - Barras de ferramentas - Barra de cores.


Ícone

Gradiente