Basic IDE

Especifica as definições do Basic IDE (Integrated Development Environment) para ajudar a criar macros no Basic.

Ícone de aviso

Esta funcionalidade é experimental e pode provocar erros ou comportar-se de forma inesperada. Para a ativar, aceda a - LibreOffice - Avançado e selecione a opção Ativar funcionalidades experimentais.


Para aceder a este comando...

Escolha - LibreOffice - Basic IDE.


Conclusão do código

Esta funcionalidade ajuda os programadores Basic a completar o código, poupando tempo e ajudando a reduzir os erros no código.

Ativar conclusão do código

Mostra os métodos de um objeto Basic. A conclusão de código mostrara os métodos de um objeto Basic, desde que o objeto seja um tipo expandido UNO. Não funciona em objetos genéricos nem em tipos de Basic variantes.

Quando uma variável é uma interface ou estrutura UNO, aparece uma caixa de lista ao digitar o ponto logo após o nome da variável (como aVar. [aparece a caixa de lista] ). Os seus métodos e variáveis estão listadas na caixa exibida. Pode navegar entre os métodos e variáveis sugeridas com as teclas de seta. Para inserir a entrada selecionada, prima a tecla Enter ou clique duas vezes com o rato. Para cancelar a caixa de lista , prima a tecla Esc.

Ao escrever o nome do método, se premir a tecla Tab uma vez, a entrada selecionada será completada automaticamente. Se premir novamente a tecla Tab, irá percorrer as ocorrências com o prefixo mais longo. Por exemplo, ao escrever aVar.aMeth, irá percorrer as entradas aMeth1, aMethod2, aMethod3, sem que as outras entradas fiquem ocultas.

Exemplo:

Dim aPicker As com.sun.star.ui.dialogs.XFilePicker

é uma definição de variável válida e os seus métodos podem ser acedidos com operador ponto ("."):

aPicker.getDisplayDirectory()

Sugestão de código

Estes são auxiliares de programação para os programadores Basic.

Correção automática

Corrige a capitalização das variáveis e das palavras-chave do Basic ao escrever.O IDE do LibreOffice irá modificar as variáveis e instruções do seu código Basic para melhorar o estilo e a leitura. As modificações ao código serão efetuadas tendo por base as declarações das variáveis do programa e nos comandos do LibreOffice.

Exemplo:

Dim intVar as Integer

E ao escrever Intvar, será corrigido para intVar de modo a que coincida com a utilização da maiúsculas na declaração de intVar.

As palavras-chave do Basic também serão corrigidas automaticamente (a lista de palavras serão extraídas do analisador de sintaxe).

Exemplos:

Integer, String, ReDim, ElseIf, etc...

Fecho automático de aspas

Fecha automaticamente as aspas abertas. O IDE do LibreOffice irá adicionar a aspa de fecho sempre que for utilizada uma aspa de abertura. Bastante útil para introduzir cadeias no código Basic.

Fecho automático de parênteses

Fecha automaticamente os parênteses abertos. O IDE do LibreOffice irá adicionar o parêntese de fecho “)” sempre que for utilizada um parêntese de abertura “(“.

Fecho automático de procedimentos

Insere uma instrução de fecho para os procedimentos.O IDE do LibreOffice irá adicionar a instrução End Sub ou End Function, se você adicionar uma instrução Sub ou Function, caso seja premida a tecla Enter.

Funcionalidades de linguagem

Utilizar tipos expandidos

Permite os tipos de objetos UNO sejam tipos válidos para o Basic. Esta funcionalidade estende a linguagem de programação padrão Basic com os tipos UNO do LibreOffice. Isto permite ao programador definir variáveis com o tipo UNO correto e é necessário para a funcionalidade de conclusão de código.

Exemplo:

Sub Some_Calc_UNO_Types

REM A spreadsheet object

    Dim oSheet As com.sun.star.sheet.XSpreadsheet

    oSheet = ThisComponent.getSheets().getByIndex(0)

REM A cell object

    Dim oCell As com.sun.star.table.XCell

    oCell = oSheet.getCellByPosition(0,0)

End Sub

Ícone de aviso

O uso de tipos extendidos de UNO em programas Basic pode restringir a interoperabilidade do programa quando executado em outras aplicações office.