Fórmula

Define as opções de sintaxe e carregamento no LibreOffice Calc.

Para aceder a este comando...

Abra uma folha de cálculo e escolha - LibreOffice Calc - Fórmula.


Opções de fórmulas

Sintaxe de fórmulas

Existem três opções. Vejamos um exemplo. Numa folha de cálculo existem duas folhas de trabalho, a Folha1 e a Folha2. Na célula A1 da Folha1 existe uma referência à célula C4 da Folha2.

Utilizar fórmulas em inglês

No LibreOffice Calc, as funções podem ser traduzidas. Por definição, esta caixa de seleção não está assinalada, o que implica que as fórmulas utilizadas serão no idioma do utilizador. Se assinalar a caixa de seleção, serão utilizadas as fórmulas em inglês. Esta alteração produz efeito na exibição e introdução de fórmulas, no assistente de funções e nas ajudas. Pode sempre voltar a utilizar as fórmulas traduzidas bastando, para o efeito, desmarcar a caixa.

Separadores

Esta opção permite configurar o separador nas expressões das fórmulas. Útil quando pretende separar os parâmetros das funções por vírgulas (,) em vez de ponto-e-vírgula (;).

Por exemplo, em vez de =SOMA(A1;B1;C1) pode escrever =SOMA(A1,B1,C1).

Da mesma forma, pode alterar os separadores de colunas e linhas em matrizes. Anteriormente, todas as matrizes utilizavam ponto e vírgula (;) como separador de colunas e a barra vertical (|) como separador de linhas, assim, uma expressão de matriz aparecia desta forma para uma matriz 5 x 2:

={1;2;3;4;5|6;7;8;9;10}

Ao alterar os separadores de colunas para vírgulas (,) e o separador de linhas para ponto e vírgula (;), a expressão anterior fica:

={1,2,3,4,5;6,7,8,9,10}

Definições detalhadas para cálculos

Aqui, pode configurar a sintaxe das fórmulas a utilizar ao analisar referências dadas por uma cadeia de caracteres. Afeta as funções internas tais como INDIRETO, que usam cadeias de caracteres como referências.

Recalcular ao carregar o ficheiro

Recalcular as fórmulas em documentos muito grandes pode levar imenso tempo.

Excel 2007 ou mais recente:

O carregamento de folhas de cálculo muito grandes pode ser demorado. Se não precisar de atualizar os dados imediatamente, pode adiar o cálculo das fórmulas. O LibreOffice permite-lhe adiar o cálculo das folhas de cálculo do Excel 2007 (e mais recentes) para acelerar o carregamento dos ficheiros.

Folha de cálculo ODF (não guardada pelo LibreOffice):

As versões recentes do LibreOffice colocam os resultados das fórmulas no ficheiro ODF. Esta funcionalidade ajuda o LibreOffice a recalcular as folhas de cálculo ODF guardadas pelo LibreOffice mais rapidamente.

Para as folhas de cálculo guardadas através de outros programas, em que tais resultados podem não existir, o cálculo das fórmulas pode ser adiado para acelerar o carregamento dos ficheiros.

Para as entradas acima estão disponíveis as seguintes opções:

Ícone da dica

As folhas de cálculo guardadas através do LibreOffice irão apenas utilizar as opções Nunca recalcular e Recalcular sempre.