Auxiliares de escrita

Especifica as propriedades da verificação ortográfica, do dicionário de sinónimos e da hifenização.

Para aceder a este comando...

Escolha - Definições de idioma - Auxiliares de escrita.


Ícone de aviso

Algumas opções não podem ser repostas se editadas. Introduza manualmente os valores anteriores ou clique Cancelar e reabra a caixa de diálogo Opções.


Módulos linguísticos disponíveis

Contém os módulos de idioma instalados.

Um módulo de idioma pode conter um, dois ou três sub-módulos: Verificação ortográfica, hifenização e dicionário de sinónimos. Cada sub-módulo pode estar disponível para um ou mais idiomas. Se clicar à frente do nome do módulo, ativa simultaneamente todos os sub-módulos disponíveis. Se eliminar uma marca de definição, desativa simultaneamente todos os sub-módulos disponíveis. Se pretender ativar ou desativar sub-módulos de forma individual, clique no botão Editar para abrir a caixa de diálogo Editar módulos.

Ícone de nota

A configuração reconhece dois diretórios diferentes: uma pasta na qual o utilizador dispõe de autorizações de escrita e uma sem autorizações de escrita. O utilizador pode apenas editar e eliminar os dicionários de utilizador que estão localizados no caminho que seja possível escrever. Outros dicionários só podem ser de leitura.


Editar

Para editar um módulo linguístico, selecione-o e clique em Editar. Surgirá a caixa de diálogo Editar módulos.

Dicionários definidos pelo utilizador

Lista os dicionários do utilizador disponíveis. Marque os dicionários do utilizador que pretende utilizar para a verificação ortográfica e para a hifenização.

Novo

Abre a caixa de diálogo Novo dicionário, na qual pode atribuir o nome a um dicionário definido pelo utilizador ou dicionário de exceções e especificar o idioma.

Novo dicionário

Na secção Dicionário, pode atribuir um nome a um novo dicionário definido pelo utilizador ou um dicionário de exceções e especificar o idioma.

Nome

Especifica o nome do novo dicionário personalizado. A extensão de ficheiro "*.DIC" é atribuída automaticamente.

Idioma

Ao selecionar um determinado idioma, pode limitar a utilização do dicionário personalizado. Ao selecionar Tudo, o dicionário personalizado será utilizado sempre independentemente do idioma atual.

Exceção (-)

Especifica se pretende evitar determinadas palavras nos documentos. Desta forma, pode criar um dicionário personalizado com todas as palavras que devem ser evitadas. Se este dicionário de exceções estiver ativo, durante a verificação ortográfica receberá uma nota correspondente, que indica as palavras que devem ser evitadas.

Editar

Abre a caixa de diálogo Editar dicionário personalizado, na qual pode adicionar ou editar entradas ao dicionário personalizado.

Na caixa de diálogo Editar dicionário personalizado, é apresentada a opção de introduzir novos termos ou de editar as entradas existentes. Se editar um dicionário de exceções, a caixa de diálogo apresenta a função adicional de definir uma exceção para uma palavra. Durante a verificação ortográfica esta exceção é, então, listada sob a forma de uma sugestão.

Quando um dicionário é editado, é verificado o estado do ficheiro. Se o ficheiro estiver protegido contra a escrita, não poderá ser alterado. Os botões Novo e Eliminar são consequentemente desativados.

Livro

Especifica o livro a editar.

A lista IgnoreAllList (Tudo) inclui todas as palavras que foram marcadas com Ignorar durante a verificação ortográfica. Esta lista só é válida para a verificação ortográfica atual.

Ícone de nota

A entrada IgnoreAllList não pode ser selecionada nem eliminada. Só podem ser eliminadas as palavras incluídas como conteúdo. Esta operação é processada automaticamente sempre que o LibreOffice é encerrado.


Idioma

Atribui um novo idioma ao dicionário personalizado.

Palavra

Pode escrever uma nova palavra para inclusão no dicionário. Na lista seguinte, pode ver o conteúdo do dicionário personalizado. Se selecionar uma palavra desta lista, a mesma será exibida no campo de texto. Se introduzir uma palavra seguida do carácter =, tal como "AutoComplete=", a palavra não é automaticamente sujeita a hifenização, nem é sugerida essa hifenização. A introdução de "Auto=Complete" faz com que a palavra seja submetida a hifenização ou é sugerida uma hifenização no local onde inserir o sinal =.

Pode utilizar o bloco [] em vez do sinal = para especificar mudanças de caracteres antes de uma quebra de hifenização. As alterações possíveis são: (1) caracteres extra, por exemplo tug[g]gumi origina a correta hifenização “tugg- gummi” da palavra sueca “tuggummi”. (2) A remoção de caracteres especificada por um dígito, por exemplo paral·[1]lel origina a correta hifenização “paral- lel” da palavra catalã “paral·lel”, removendo um carácter antes da quebra. (3) A utilização de ambas as hipóteses anteriores, por exemplo cafee[2é]tje origina a correta hifenização “café- tje” da palavra holandesa “cafeetje”, removendo dois caracteres antes da quebra e adicionado uma extra.

Substituir por ou Gramática por

Este campo de entrada só está disponível se estiver a editar um dicionário de exceção ou um dicionário personalizado dependente do idioma. Nos dicionários de exceção, o campo mostra a sugestão alternativa para a palavra atual na caixa de texto "Palavra". Nos dicionários dependentes do idioma, o campo contém uma palavra raiz conhecida, como um modelo de afixação da nova palavra ou o seu uso em palavras compostas. Por exemplo, no dicionário personalizado alemão, a nova palavra "Litschi" (lichia) com a palavra modelo "Gummi" (goma) resultará no reconhecimento de "Litschis" (lichias), "Litschibaum" (lichia), "Litschifrucht" (fruta de lichia), etc.

Novo

Adiciona uma palavra no campo de texto Palavra para o dicionário personalizado. A palavra no campo Sugestão também é adicionada ao trabalhar com um dicionário de exceções.

Opções

Define as opções para a verificação ortográfica e hifenização.

Editar

Se quiser alterar um valor, selecione a entrada e clique em Editar. Será exibida uma caixa de diálogo onde pode introduzir o novo valor.

Verificar palavras em maiúsculas

Especifica que as maiúsculas/minúsculas são verificadas durante a verificação ortográfica.

Verificar palavras com números

Especifica que as palavras que contêm números e letras devem ser verificadas.

Verificar áreas especiais

Especifica que áreas especiais, tais como texto em desenhos, são verificadas durante a verificação ortográfica.

Verificação ortográfica

Verifica automaticamente a ortografia à medida que o texto é introduzido e sublinha os erros.

Os erros ortográficos são realçados no documento através de um sublinhado a vermelho. Se colocar o cursor sobre uma palavra marcada desta forma, pode abrir o menu de contexto para obter a lista de sugestões de correção. Selecione uma correção para substituir a palavra. Se cometer o erro novamente ao editar o documento, este será novamente marcado como erro.

Para colocar o par de palavras na Tabela de substituição da correção automática, abra o menu de contexto Correção automática e escolha Correção automática. Efetue a seleção no submenu. A palavra é substituída e ao mesmo tempo o par da palavra é colocado na tabela de substituição.

Número mínimo de caracteres para hifenização

Especifica o número mínimo de caracteres necessários para aplicar a hifenização automática.

Caracteres antes da quebra de linha

Define o número mínimo de caracteres da palavra a ser submetida à hifenização que têm de permanecer no final da linha.

Caracteres após a quebra de linha

Especifica o número mínimo de caracteres de uma palavra sujeitada à hifenização requeridos na linha seguinte.

Hifenizar sem confirmação

Especifica que nunca será efetuada uma consulta para proceder a uma hifenização manual. Se este campo não estiver assinalado, quando uma palavra não for reconhecida, será apresentada uma caixa de diálogo para a inserção de hífenes.

Hifenizar áreas especiais

Especifica que a hifenização também será efetuada em notas de rodapé, cabeçalhos e rodapés.

Ícone de aviso

Algumas opções não podem ser repostas se editadas. Introduza manualmente os valores anteriores ou clique Cancelar e reabra a caixa de diálogo Opções.