Geral

Na secção Geral, pode selecionar as definições padrão para guardar documentos bem como escolher os formatos de ficheiro padrão.

Para aceder a este comando...

Escolha - Carregar/Guardar - Geral.


Ícone de aviso

Algumas opções não podem ser repostas se editadas. Introduza manualmente os valores anteriores ou clique Cancelar e reabra a caixa de diálogo Opções.


Carregar

Carregar definições personalizadas com o documento

Carrega as definições específicas do utilizador guardadas num documento com o documento.

Se Carregar definições personalizadas com o documento não estiver selecionada, continuam a aplicar-se as seguintes definições específicas do utilizador:

As definições seguintes são sempre carregadas com um documento, esteja esta opção marcada ou não:

Carregar definições de impressão com o documento

Se ativo, as definições da impressora serão carregadas com o documento. Este procedimento poderá imprimir um documento numa impressora distante, se a impressora não for alterada manualmente na caixa de diálogo Imprimir. Se inativo, a impressora padrão será utilizada para imprimir este documento. As definições atuais da impressora serão guardadas com o documento, caso esta opção esteja ou não marcada.

Guardar

Guardar documentos automaticamente

Editar propriedades do documento antes de guardar

Especifica que a caixa de diálogo Propriedades será apresentada, de cada vez que selecionar o comando Guardar como.

Criar sempre cópia de segurança

Guarda a versão anterior de um documento como cópia de segurança sempre que guardar um documento. Sempre que o LibreOffice cria uma cópia de segurança, a cópia de segurança anterior é substituída. A cópia de segurança adquire a extensão .BAK.

Para alterar a localização da cópia de segurança, escolha - LibreOffice - Caminhos, e introduza um novo caminho para o ficheiro da cópia de segurança.

Guardar automaticamente a cada

Especifica que o LibreOffice guarda a informação necessária para restaurar todos os documentos abertos em caso de fim anormal. Pode especificar o intervalo de tempo entre cada gravação de dados.

Minutos

Especifica o intervalo de tempo em minutos para a opção de recuperação automática.

Guardar documento automaticamente

Especifica que o LibreOffice guarda todos os documentos abertos ao guardar as informações de recuperação automática. Utiliza o mesmo intervalo de tempo da recuperação automática.

Guardar URL relativos ao sistema de ficheiros

Esta opção permite-lhe selecionar o padrão para o endereçamento relativo de URL no sistema de ficheiros e na Internet. O endereçamento relativo só é possível se o documento origem e o documento referenciado estiverem na mesma unidade.

Um endereço relativo inicia-se sempre a partir do diretório no qual o documento atual está localizado. Por oposição, o endereço absoluto inicia-se sempre a partir do diretório de raiz. A seguinte tabela demonstra a diferença de sintaxe entre referências relativas e absolutas:

Exemplos

Sistema de ficheiros

Internet

relativo

../imagens/img.jpg

../imagens/img.jpg

absoluto

file:///c|/trabalho/imagens/img.jpg

http://meuservidor.com/trabalho/imagens/img.jpg


Ícone de aviso

A dica de ajuda mostra sempre um caminho absoluto. Contudo, se um documento for guardado em formato HTML, o LibreOffice introduz um caminho relativo, se a caixa de verificação adequada for selecionada.


Selecione esta caixa para guardar relativamente os URL no sistema de ficheiros.

Guardar URL relativos à Internet

Selecione esta caixa para guardar relativamente os URL da Internet.

Formato de ficheiro padrão e definições ODF

Versão do formato ODF

O OpenOffice.org 3 e o StarOffice 9 introduziram novas funcionalidades que têm de ser guardadas no formato OpenDocument (ODF) versão 1.2. As versões OpenOffice.org 2 e StarOffice 8 utilizam os formatos ODF 1.0/1.1. Estes formatos de ficheiro não têm capacidade para armazenar todos as funcionalidades do novo programa.

As atuais versões do LibreOffice podem abrir documentos nos formatos ODF 1.0, 1.1 e 1.2.

Ao guardar um documento, pode escolher se pretende guardar o documento no formato ODF 1.2, no formato ODF 1.2 (Expandido) ou no formato ODF 1.0/1.1 anterior.

Ícone de nota

Atualmente, o formato ODF 1.2 (Expandido) permite que os ficheiros do Draw e do Impress contenham comentários. Estes comentários podem ser inseridos através de Inserir - Comentário na versão mais recente da aplicação. Os comentários perderam-se ao abrir os ficheiros em versões anteriores e que tenham sido guardados pela versão mais recente.


Algumas empresas ou organizações poderão necessitar de documentos ODF no formato ODF 1.0/1.1. Pode selecionar esse formato na caixa de lista. Este formato mais antigo não consegue armazenar todas as novas funcionalidades e, como tal, recomendamos a utilização do novo formato ODF 1.2 (Expandido), sempre que possível.

O formato ODF 1.2 expandido (compatibilidade) é o modo ODF 1.2 mais compatível com as versões anteriores da aplicação. Este formato utiliza funcionalidades que foram descontinuadas no ODF 1.2 mas é compatível com as versões antigas do OpenOffice.Org. Pode ser útil para troca de documentos ODF com utilizadores que utilizem aplicações que utilizem o formato ODF 1.2 ou ainda mais antigo.

Avisar se o formato não for ODF ou padrão

Pode optar por receber uma mensagem de aviso quando guarda um documento num formato que não seja OpenDocument ou que não tenha definido como sendo o formato padrão em Carregar/Guardar - Geral na caixa de diálogo Opções.

Pode escolher qual o formato de ficheiro a aplicar como padrão quando são guardados documentos de vários tipos de documento. Se trocar habitualmente os documentos com terceiros que utilizam o Microsoft Office, por exemplo, pode especificar aqui que o LibreOffice utilize apenas os formatos de ficheiro do Microsoft Office por defeito.

Tipo de documento

Especifica o tipo de documento para o qual pretende definir o formato de ficheiro padrão.

Guardar sempre como

Especifica como é que os documentos do tipo selecionado à esquerda serão sempre guardados neste tipo de ficheiro. Pode selecionar outro tipo de ficheiro para o documento atual na caixa de diálogo Guardar como.

Ícone de aviso

Algumas opções não podem ser repostas se editadas. Introduza manualmente os valores anteriores ou clique Cancelar e reabra a caixa de diálogo Opções.