Opções

Este comando abre uma caixa de diálogo para efetuar uma personalização da configuração do programa.

Todas as definições são guardadas automaticamente. Para expandir uma entrada, clique duas vezes nessa entrada ou clique na tecla menos. Para recolher, clique na tecla mais ou clique duas vezes na entrada.

Ícone de nota

Visualizará apenas as entradas aplicáveis ao documento atual. Se o documento atual for um documento de texto, irá visualizar a entrada do LibreOffice Writer e assim consecutivamente para todos os módulos do LibreOffice. O LibreOffice Impress e o LibreOffice Draw são considerados como o mesmo programa nesta caixa de diálogo. As entradas comuns são sempre visíveis.


Para aceder a este comando...

Escolha .

Ícone de nota

Nota para utilizadores de macOS: a ajuda menciona o caminho de menu Ferramentas - Opções em vários locais. Substitua este caminho por LibreOffice - Preferências no menu principal do seu macOS. Ambas as entradas do menu abrem a caixa de diálogo Opções.



Botões da caixa de diálogo Opções

Aceitar

Guarda as alterações na página e fecha a caixa de diálogo Opções.

Cancelar

Fecha a caixa de diálogo Opções e descarta todas as alterações feitas.

Repor

Repõe as alterações feitas no separador ativo para os valores existentes quando a caixa de diálogo foi aberta.

Ícone de aviso

Algumas opções não podem ser repostas se editadas. Introduza manualmente os valores anteriores ou clique Cancelar e reabra a caixa de diálogo Opções.


Ajuda

Abre o conteúdo da ajuda da página de Opções mostrada.

LibreOffice

Utilize esta caixa de diálogo para criar definições gerais para trabalhar com o LibreOffice. A informação abrange tópicos tais como dados do utilizador, guardar, imprimir, caminhos para ficheiros e diretórios importantes e padrões de cores.

Carregar/Guardar

Especifica as definições gerais para carregar e guardar documentos.

Definições de idioma

Define as propriedades de idiomas adicionais.

LibreOffice Writer

Estas definições determinam a forma como os documentos de texto criados no LibreOffice são processados. Também é possível estabelecer definições para o documento de texto atual.

LibreOffice Writer/Web

Define as definições básicas para os documentos do LibreOffice em formato HTML.

LibreOffice Calc

Estabelece várias definições das folhas de cálculo, o conteúdo a mostrar e a direção do cursor após efetuar uma entrada numa célula. Também pode definir listas de ordenação, o número de casas decimais e as definições de registo e destaque de alterações.

LibreOffice Impress

Estabelece várias definições para documentos de apresentação recentemente criados, tais como o conteúdo, unidade de medida e se é efetuado alinhamento à grelha e de que modo.

LibreOffice Draw

Estabelece as definições gerais para documentos de desenho, incluindo o conteúdo a mostrar, a escala a utilizar, o alinhamento da grelha e o conteúdo a imprimir por defeito.

LibreOffice Math

Define o formato de impressão e as opções de impressão para os novos documentos de fórmulas. Estas opções apenas são aplicáveis quando imprime uma fórmula diretamente do LibreOffice Math.

LibreOffice Base

Determina as definições gerais para as origens de dados no LibreOffice.

Gráficos

Estabelece as definições gerais para gráficos.

Internet

Especifica as definições de Internet.