Barra Editar pontos

A barra Editar pontos é mostrada se selecionar um objeto de polígono e clicar em Editar pontos.

As funções disponibilizadas permitem editar os pontos de uma curva ou um objeto convertido numa curva. Estão disponíveis os seguintes ícones:

Editar pontos

O ícone Editar pontos permite ativar ou desativar o modo de edição para objetos Bézier. No modo de edição, podem ser selecionados os pontos individuais do objeto de desenho.

Ícone

Editar pontos

Mover pontos

Ativa um modo no qual é possível mover pontos. É mostrado um pequeno quadrado vazio no ponteiro do rato quando este está colocado em cima de um ponto. Arraste esse ponto para outro local. A curva em ambos os lados do ponto segue o movimento; a secção da curva que está entre os pontos seguintes altera a sua forma.

Coloque o cursor na curva entre dois pontos ou dentro de uma curva fechada e arraste o rato para deslocar toda a curva sem distorcer a sua forma.

Icone

Mover pontos

Inserir pontos

Ativa o modo inserir. Este modo permite inserir pontos. Também é possível mover pontos tal como no modo mover. Se, no entanto, clicar na curva entre dois pontos e mover um pouco o rato enquanto mantém o botão do rato premido, insere um novo ponto. Este é um ponto suavizado e as linhas para os pontos de controlo são paralelas e mantêm-se assim quando são movidas.

Se pretender criar um ponto de canto, é necessário que insira um ponto suave ou simétrico que, de seguida, será convertido num ponto de canto utilizando Ponto de canto.

Icone

Inserir pontos

Eliminar pontos

Utilize o ícone Eliminar pontos para eliminar um ou vários pontos selecionados. Se pretender selecionar vários pontos, clique nos respetivos pontos enquanto mantém a tecla Shift premida.

Em primeiro lugar, selecione os pontos que pretender eliminar, e em seguida clique neste ícone ou prima a tecla Delete.

Icone

Eliminar pontos

Dividir curva

O ícone Dividir curva permite fazer a divisão de uma curva. Selecione o ponto ou pontos onde pretender dividir a curva e em seguida, clique no ícone.

Icone

Dividir curva

Converter em curva

Permite converter uma curva numa linha reta ou converter uma linha reta numa curva. Se selecionar um único ponto, será convertida a curva que está antes do ponto. Se forem selecionados dois pontos, é convertida a curva que está entre esses dois pontos. Se selecionar mais do que dois pontos, de cada vez que clicar neste ícone é convertido um diferente segmento da curva. Se necessário, os pontos curvos são convertidos em pontos de canto, e vice-versa.

Se uma determinada secção da curva for uma linha reta, os pontos finais desta linha têm um máximo de um ponto de controlo para cada uma. Não podem ser alteradas para pontos curvos exceto se a linha reta for de novo convertida em curva.

Icone

Converter em curva

Ponto de canto

Permite converter o ponto ou pontos selecionados em pontos de canto. Os pontos de canto possuem dois pontos de controlo móveis que são independentes um o outro. Desta forma, uma linha curva não se torna em reta através de um ponto de canto mas forma um canto.

Icone

Ponto de canto

Transição suave

Permite converter um ponto de canto ou um ponto simétrico num ponto suave. Os pontos de controlo do ponto de canto estão paralelamente alinhados e só podem ser movidos simultaneamente. Os pontos de controlo podem variar em comprimento, o que permite variar o grau de curvatura.

Icone

Transição suave

Transição simétrica

Este ícone permite efetuar a conversão de um ponto de canto ou suave num ponto simétrico. Ambos os pontos de controlo do ponto de canto estão alinhados paralelamente e têm o mesmo comprimento. Só podem ser movidos simultaneamente e o grau de curvatura é o mesmo em ambas as direções.

Icone

Transição simétrica

Fechar Bézier

Fecha uma linha ou uma curva. Uma linha é fechada ao fazer a ligação do último ponto com o primeiro ponto, indicado por um quadrado aumentado.

Icone

Fechar Bézier

Eliminar pontos

Marca o ponto atual ou os pontos selecionados para eliminação. Isto acontece no caso do ponto estar localizado numa linha reta. Se converter uma curva ou um polígono numa linha reta através do ícone Converter em curva ou se alterar uma curva com o rato de modo a que um ponto assente na linha reta, é eliminada. O ângulo a partir do qual a redução de ponto deve ser processada

Icone

Eliminar pontos