Proteger conteúdo no LibreOffice

Segue-se um resumo dos diversos métodos de proteção de conteúdo do LibreOffice em relação a alterações, eliminações ou visualização.

Proteger todos os documentos ao guardar

Todos os documentos guardados no formato OpenDocument podem ser guardados com uma palavra-passe. Os documentos guardados com uma palavra-passe não podem ser abertos sem a mesma. O conteúdo está protegido para que não seja lido sem um editor externo. Isto aplica-se ao conteúdo, imagens e objetos OLE.

Ativar proteção

Escolha Ficheiro - Guardar como e assinale a caixa de verificação Guardar com palavra-passe. Guarde o documento.

Desativar proteção

Abra o documento, introduzindo a palavra-passe correta. Escolha Ficheiro - Guardar como e desmarque a caixa de verificação Guardar com palavra-passe.


Ícone de aviso

As informações introduzidas em Ficheiro - Propriedades não são encriptadas. Estas incluem o nome do autor, a data de criação, o número de palavras e o número de caracteres.


Proteger marcas de revisão

A cada alteração efetuada no LibreOffice Calc e no LibreOffice Writer, a função de revisão regista quem efetuou a alteração. Esta função pode ser ativada com proteção, para que só possa ser desativada ao introduzir a palavra-passe correta. Até que este procedimento seja efetuado, todas as alterações continuarão a ser registadas. A aceitação ou rejeição de alterações não é possível.

Ativar proteção

Escolha Editar - Registar alterações - Proteger. Introduza e confirme uma palavra-passe com, pelo menos, um carácter.

Desativar proteção

Escolha Editar - Registar alterações - Proteger. Introduza a palavra-passe correta.


Proteger molduras, imagens e objetos OLE

Pode proteger o conteúdo, posição e dimensão de imagens inseridas. O mesmo se aplica a molduras (no Writer) e objetos OLE.

Ativar proteção

Por exemplo, para imagens inseridas no Writer: escolha Formatar - Imagem - Opções. Em Proteger, marque Conteúdo, Posição e/ou Tamanho.

Desativar proteção

Por exemplo, para imagens inseridas no Writer: escolha Formatar - Imagem - Opções. Em Proteger e desmarque os itens que não pretende.


Proteger objetos de desenho e objetos de formulário

Os objetos de desenho que inserir nos documentos com a barra de ferramentas Desenho podem ser protegidos contra alterações de dimensão ou de localização acidentais. Poderá efetuar o mesmo com objetos de formulário inseridos com a barra de ferramentas Controlos de formulário.

Ativar proteção

Escolha Formatar - Objeto - Posição e tamanho - separador Posição e tamanho. Assinale a caixa de verificação Posição ou Tamanho.

Desativar proteção

Escolha Formatar - Objeto - Posição e tamanho - separador Posição e tamanho. Desmarque a caixa de verificação Posição ou Tamanho.


Guardar documentos

Proteger alterações

Sobre assinaturas digitais

Proteger conteúdo no LibreOffice Writer

Proteger células no LibreOffice Calc