Desenhar linhas no texto

É possível incorporar linhas no texto com ângulos, largura, cor e outros atributos personalizados.

Para definir os atributos e orientação da linha, utilize o objeto de desenho Linha da seguinte forma:

Ícone

Ícone

1.

Na barra Padrão, clique no ícone Mostrar funções de desenho para abrir a barra de ferramentas Desenho e clique no ícone Linha. O ponteiro do rato toma o aspeto de uma mira com uma linha junto da mesma.

2.

No documento, clique no local onde a linha deverá ter o seu início. Mantenha o botão do rato premido e arraste até ao ponto onde pretender que a linha acabe. Se também premir a tecla Shift, só será possível desenhar linhas no sentido horizontal, vertical e diagonal.

Ícone

3.

Solte o botão do rato assim que a linha tiver a direção e comprimento pretendidos. Poderá então desenhar outras linhas. Termine esta função premindo a tecla Esc ou clicando no ícone Selecionar na barra Desenho.

4.

Após ter feito clique no ícone Selecionar, pode selecionar todas as linhas ao mesmo tempo, clicando em cada linha enquanto prime a tecla Shift. Esta escolha múltipla permite-lhe atribuir a todas elas a mesma cor, largura ou outros atributos.

  1. Criar uma linha horizontal ao aplicar o estilo Linha horizontal. Clique num parágrafo vazio e clique duas vezes no Estilo de Linha horizontal na janela Estilos. Se a entrada para linhas horizontais não estiver visível na lista de Estilos do parágrafo, selecione "Todos os estilos" na caixa de lista inferior.

  2. Pode desenhar uma linha acima, ao lado ou abaixo de um parágrafo num documento de texto do Writer, escolhendo Formatar - Parágrafo - Contornos.

Linhas automáticas no Writer

  1. Se iniciar uma nova linha num documento de texto do Writer introduzindo três ou mais hífenes e premir a tecla Enter, os caracteres são removidos e surge uma linha como um contorno inferior no parágrafo anterior.

    Para criar uma única linha, escreva três ou mais hífenes (-) ou sublinhados ( _ ) e, em seguida, prima Enter. Para criar uma linha dupla, escreva três ou mais sinais de igual (=), asteriscos (*), til (~) ou sinais de cardinal (#) e, em seguida, prima Enter.

  2. Para eliminar um contorno desenhado automaticamente, escolha Formatar - Parágrafo - Contornos e não selecione qualquer contorno.

  3. Para desfazer a substituição de um contorno automático uma vez, escolha Editar - Desfazer.

  4. Para desativar os contornos automáticos, escolha Ferramentas - Correção automática - Opções de correção automática - Opções e desmarque Aplicar contorno.

Ícone de aviso

As linhas e outros objetos de desenho introduzidos no texto não são definidos em HTML, não sendo, portanto, exportados diretamente para formato HTML. Em vez disso, são exportados como imagens.


Ícone da dica

Ao introduzir uma largura de linha, pode adicionar uma unidade de medida. Uma largura de linha zero resulta numa linha muito fina com uma largura de um pixel do suporte de saída.


Formatar - Parágrafo - Contornos

Aplicar estilos de linha utilizando a barra de ferramentas