Inserir, editar e guardar mapas de bits

Inserir mapas de bits

É possível inserir uma imagem de mapa de bits em documentos do LibreOffice Writer, LibreOffice Calc, LibreOffice Draw e LibreOffice Impress.

  1. Escolha Inserir - Imagem - Do ficheiro.

  2. Selecione o ficheiro. Na caixa Tipo de ficheiro, pode limitar a seleção a certos tipos de ficheiros.

  3. Clique na caixa Ligação se pretender efetuar uma ligação ao ficheiro original.

    Se a caixa Ligação estiver assinalada, sempre que o documento for atualizado e carregado, a imagem de mapa de bits é carregada novamente. Os passos de edição que tenha efetuado na cópia local da imagem no documento são aplicados novamente e a imagem é apresentada.

    Se a caixa Ligação não estiver assinalada, estará sempre a trabalhar com a cópia criada quando imagem foi inserida pela primeira vez.

    Para incorporar imagens que foram inseridas como ligações, aceda a Editar - Ligações e clique no botão Quebrar ligação.

  4. Clique em Abrir para inserir a imagem.

Editar mapas de bits

Ícones na barra "Imagem"

Ao selecionar a imagem de mapa de bits, a barra Imagem disponibiliza as ferramentas para edição da imagem. Apenas um cópia local no documento é editada, mesmo se tiver inserido uma imagem como ligação.

Ícone de nota

A barra Imagem pode ser ligeiramente diferente, dependendo do módulo utilizado.


A number of filters are located on the Image Filter toolbar, which you can open with the icon on the Image Bar.

O ficheiro de imagem original não será alterado pelos filtros. Os filtros só serão aplicados à imagem dentro do documento.

Alguns dos filtros abrem uma caixa de diálogo que pode ser utilizada para selecionar, por exemplo, a intensidade do filtro. A maioria dos filtros podem ser aplicados várias vezes para aumentar o efeito dos mesmos.

Ícone de nota

No LibreOffice Draw e no LibreOffice Impress, pode adicionar texto e imagens, selecioná-los em conjunto com o mapa de bits e exportar a seleção como uma nova imagem de mapa de bits.


A caixa de diálogo Imagem

  1. Clique com o botão direito do rato na imagem e escolha Imagem, no sub-menu, para abrir uma caixa de diálogo de propriedades.

  2. Altere as propriedades da imagem selecionada e clique em Aceitar.

Guardar mapas de bits

Se pretender guardar num formato, tal como GIF, JPEG ou TIFF, é necessário selecionar e exportar a imagem de mapa de bits.

Para exportar um mapa de bits no Draw ou no Impress:

  1. Selecione a imagem de mapa de bits. Também PODE selecionar outros objetos, tais como texto, para que sejam exportados em conjunto com a imagem, premindo a tecla Shift enquanto seleciona ou abrindo uma moldura de seleção à volta de todos os objetos.

  2. Escolha Ficheiro - Exportar. É apresentada a caixa de diálogo Exportar.

    O comando Exportar grava, para um ficheiro, a imagem com todos os efeitos gráficos aplicados. O comando Guardar imagem do menu de contexto, guarda a imagem sem quaisquer efeitos de filtro, caso tenha sido inserida como uma imagem como ligação. Uma imagem incorporada será sempre guardada ou exportada com os filtros aplicados.

  3. No campo Formato de ficheiro , selecione o formato de ficheiro que pretende, por exemplo GIF ou JPEG.

  4. Se pretender exportar apenas os objetos selecionados, marque a caixa Seleção.

    Se a caixa Seleção não estiver marcada, é exportada a página inteira do documento.

  5. Introduza um nome para o ficheiro e clique em Exportar.

Para exportar um bitmap no Writer, clique com o botão direito do rato na imagem e escolha Guardar imagem. Surgirá a caixa de diálogo "Exportar imagem". Digite o nome e escolha o tipo de ficheiro.

Arrastar e largar dentro de um documento do LibreOffice

Adicionar pontos de acesso às imagens

Image Filter Bar from the Image Bar