Utilizar o Navegador de Filtros

Para estabelecer ligação entre as várias condições de filtro e o OU booleano, clique no ícone Navegação em filtros na barra de filtros. A janela do Navegador de filtro é apresentada.

As condições do filtro definidas aparecem no Navegador de filtro. Assim que o filtro for definido, é apresentada uma entrada de filtro vazia no fundo do Navegador de filtro. Pode selecionar esta entrada clicando na palavra "OU". Assim que tiver sido efetuada a seleção da entrada vazia do filtro, pode inserir mais condições de filtro no formulário. Estas condições são ligadas pelo OU booleano às condições previamente definidas.

O menu de contexto pode ser invocado para cada entrada a partir do Navegador de filtro. Pode editar as condições de filtro nesta área diretamente sob a forma de texto. Se quiser verificar se um campo contém ou não conteúdo, pode selecionar as condições de filtro "vazio" (SQL:"Is Null") ou "não vazio" (SQL: "Is not Null"). Também é possível eliminar a entrada utilizando o menu de contexto.

Pode mover as condições de filtro no Navegador de filtro arrastando e soltando ou utilizando as teclas +Alt+Seta para cima ou +Alt+Seta para baixo. Para copiar as condições de filtro, arraste-as enquanto mantém premida a tecla .

Ao criar o formulário, pode definir a propriedade "Proposta de filtro" para cada caixa de texto no separador Dados da caixa de diálogo Propriedades correspondente. Em procuras posteriores, no modo de filtro, é possível selecionar a partir de todas as informações incluídas nestes campos. Em seguida, é possível selecionar o conteúdo do campo, utilizando a função Conclusão automática. Contudo, tenha em atenção que esta função requer uma grande quantidade de espaço de memória e tempo, em especial quando é utilizada em bases de dados de grandes dimensões, pelo que deve ser utilizada com moderação.

Procura tabelas e documentos de formulário