Aplicar assinaturas digitais

Obter um certificado

Pode obter um certificado através de uma autoridade de certificação. Independentemente do tipo de entidade, governamental ou privada, o normal é que este serviço seja pago, por exemplo, quando as entidades certificam a sua identidade. Poucas autoridades emitem certificados sem custos. No entanto, o projeto de código livre CAcert, emite certificados livres de quaisquer ónus, pois é baseado num modelo de rede de confiança, cuja popularidade cresce diariamente.

Gerir os certificados

Assinar um documento

  1. Escolha Ficheiro - Assinaturas digitais - Assinaturas digitais.

  2. Uma caixa de mensagem aconselha-o para guardar o documento. Clique em Sim para guardar o ficheiro.

  3. Após guardar, é exibida a caixa de diálogoAssinaturas digitais. Clique em Adicionar para adicionar uma chave pública ao documento.

  4. Na caixa de diálogo Selecionar certificado, selecione o certificado e clique Aceitar.

  5. Será novamente exibida a caixa de diálogo Assinaturas digitais, na qual pode adicionar mais certificados. Clique em Aceitar para adicionar a chave pública ao ficheiro guardado.

Um documento assinado mostra um ícone Ícone na barra de estado. Pode ver o certificado clicando duas vezes no ícone.

O resultado da validação da assinatura é apresentado no barra de estado e dentro da caixa de diálogo Assinatura digital. Podem existir várias assinaturas de documentos e macros no interior de um documento ODF. Se existir um problema com uma assinatura, o resultado da validação de uma assinatura é assumido para todas as assinaturas. Ou seja, se existirem dez assinaturas válidas e uma assinatura inválida, nesse caso a barra de estado e o campo de estado da caixa de diálogo assinalarão a assinatura como inválida.

Assinar as macros dentro de um documento.

Por norma, as macros fazem parte de um documento. Se assinar um documento, as macros dentro do documento são assinadas automaticamente. Se pretende assinar apenas as macros, e não o documento, proceda como indicado em seguida:

  1. Escolha Ferramentas - Macros - Assinatura digital.

  2. Aplique a assinatura conforme descrito acima para documentos.

Ao abrir o Basic IDE que contém macros assinadas, é apresentado um ícone Ícone na barra de estado. Pode visualizar o certificado clicando duas vezes no ícone na barra de estado.