Opening a Document Using WebDAV over HTTPS

No LibreOffice, é possível abrir e guardar documentos que estão armazenados num servidor WebDAV, utilizando o protocolo HTTPS seguro.

Terá de utilizar as caixas de diálogo de ficheiro do LibreOffice para utilizar WebDAV através de HTTPS.

  1. Escolha - LibreOffice - Geral. Certifique-se de que a opção Utilizar caixas de diálogo do LibreOffice está ativa. Clique em Aceitar para fechar a caixa de diálogo.

  2. Escolha Ficheiro - Abrir.

  3. Na caixa Nome de ficheiro, introduza o caminho para a pasta WebDAV. Por exemplo, introduza https://192.168.1.1/webfolder para abrir uma ligação segura ao servidor WebDAV no endereço de IP 192.168.1.1 e para mostrar a lista do conteúdo da pasta webfolder.

  4. Na primeira vez que estabelecer ligação a um servidor WebDAV, poderá visualizar a caixa de diálogo "Site certificado por uma autoridade desconhecida".

    Deverá clicar no botão Examinar certificado e examinar o certificado.

    Se aceitar o certificado, escolha "Aceitar este certificado temporariamente para esta sessão" e clique em Aceitar. Poderá agora abrir e guardar ficheiros do servidor WebDAV sem questões adicionais até sair do LibreOffice.

    Se não considerar o certificado fidedigno, clique em Cancelar.

  5. Caso tenha aceite o certificado, poderá agora selecionar o nome do(s) ficheiro(s) que pretende abrir e clicar em Abrir.

Se o nome do domínio indicado no certificado não corresponder ao nome do domínio introduzido na caixa de diálogo de ficheiro, é apresentada uma caixa de diálogo que lhe permite escolher uma das seguintes opções:

Ver certificado - Abre a caixa de diálogo Ver certificado.

Continuar - Se tiver a certeza de que os nomes dos dois domínios são idênticos, clique no botão Continuar.

Cancelar ligação - Cancela a ligação.

Se clicar em Continuar, poderá visualizar uma caixa de diálogo que pede para introduzir o nome de utilizador e a palavra-passe.