Importar e exportar dados no Base

Um método simples de importação e exportação de tabelas de bases de dados utiliza o Calc como "aplicação auxiliar".

Exportar dados do Base

Pode copiar uma tabela do Base para uma nova folha do Calc e, em seguida, guardar ou exportar os dados para qualquer formato de ficheiro suportado pelo Calc.

  1. Abra o ficheiro de base de dados que contém a tabela de bases de dados a ser exportada. Clique em Tabelas para visualizar as tabelas ou clique em Consultas para visualizar as consultas.

  2. Escolha Ficheiro - Novo - Folha de cálculo.

  3. Na janela do Base, clique com o botão direito do rato no nome da tabela a exportar. Escolha Copiar no menu de contexto.

  4. Clique na célula A1 na nova janela do Calc e, em seguida, escolha Editar - Colar.

Agora pode guardar ou exportar os dados para vários tipos de ficheiros.

Importar dados para o Base

Ícone de nota

Só é possível importar ficheiros de texto, ficheiros de folha de cálculo e o livro de endereços do seu sistema em modo de leitura.


Ícone de nota

Ao importar a partir de um ficheiro de texto ou folha de cálculo, o ficheiro terá de conter informação na primeira linha ou cabeçalho. A segunda linha do ficheiro é a primeira linha de dados válidos. O formato de cada campo na segunda linha determina o formato de toda a coluna. Ao importar para o Base, será perdida toda a informação relativa ao formato da folha de cálculo.


Ícone de nota

Por exemplo, para ter a certeza de que a primeira coluna contém um formato de texto, terá de se certificar de que o primeiro campo da primeira linha de dados válida contém texto. Se um campo na primeira linha de dados válida contiver um número, toda a coluna ficará definida como formato numérico e, nessa coluna, só serão apresentados números e não texto.


  1. Abra um ficheiro do Base do tipo de base de dados que pretender.

    Crie um novo ficheiro do Base utilizando o Assistente de bases de dados ou abra qualquer ficheiro existente do Base que não seja só de leitura.

  2. Abra o ficheiro do Calc que contém os dados a serem importados para o Base. Pode abrir um ficheiro *.dbf dBASE ou vários outros tipos de ficheiros.

  3. Selecione os dados a serem copiados para o Base.

    Pode introduzir uma referência a um intervalo, tal como A1:X500, na Caixa de nome, se não pretende percorrer.

    Se copiar uma folha dBASE, inclua a linha superior que contém os dados do cabeçalho.

  4. Escolha Editar - Copiar.

  5. Na janela do Base, clique em Tabelas para visualizar as tabelas.

  6. Na janela do Base, escolha Editar - Colar.

  7. É apresentada a caixa de diálogo Copiar tabela. A maioria das bases de dados necessita de uma chave primária e, por conseguinte, é aconselhável verificar a caixa Criar chave primária.

Ícone da dica

On Windows systems, you can also use drag-and-drop instead of Copy and Paste. Also, for registered databases, you can open the datasource browser (press + Shift + F4 keys) instead of opening the Base window.