Colaboração

No LibreOffice Writer, Impress e Draw, um documento só pode ser aberto para escrita por um utilizador de cada vez. No Calc, a mesma folha de cálculo pode ser aberta para escrita por vários utilizadores em simultâneo.

Colaboração no Calc

No LibreOffice Calc, a partilha de documentos permite o acesso simultâneo de escrita a vários utilizadores. Todos os utilizadores que pretendam colaborar devem introduzir um nome no separador - LibreOffice - Dados do utilizador.

Ícone de aviso

Alguns comandos não estão disponíveis (a cinzento) quando as opções de registo de alterações ou partilha de documentos estão ativas. Numa nova folha de cálculo, não é possível aplicar ou inserir os elementos apresentados a cinzento.


Criar uma nova folha de cálculo

O utilizador A cria um novo documento de folha de cálculo. Podem aplicar-se as seguintes condições:

Pode utilizar o comando Ferramentas - Partilhar documento para alternar o modo do documento atual de não partilhado para partilhado. Se pretender utilizar um documento partilhado no modo não partilhado, deverá guardar o documento partilhado utilizando outro nome ou caminho. Esta ação cria uma cópia da folha de cálculo que não é partilhada.

Abrir uma folha de cálculo

O utilizador A abre um documento de folha de cálculo. Podem aplicar-se as seguintes condições:

Guardar um documento de folha de cálculo partilhado

O utilizador A guarda um documento partilhado. Podem aplicar-se as seguintes condições:

Quando um utilizador guarda com êxito uma folha de cálculo partilhada, o documento será recarregado após o comando Guardar, de modo a que a folha de cálculo apresente a versão mais recente de todas as alterações que foram guardadas por todos os utilizadores. Uma mensagem indica que "foram adicionadas alterações efetuadas por outros utilizadores", sempre que outro utilizador tenha alterado algum conteúdo.

Colaboração no Writer, no Impress e no Draw

Para os módulos do Writer, Impress, Draw e Calc, quando a opção de partilha de documentos não está ativa, é possível aplicar um bloqueio de ficheiro. Este bloqueio de ficheiro está disponível mesmo quando acede ao mesmo documento a partir de sistemas operativos diferentes:

O utilizador A abre um documento. Podem aplicar-se as seguintes condições:

Permissões de acesso a utilizadores e partilha de documentos

Algumas condições devem ser cumpridas nos sistemas operativos com gestão de permissões de utilizador.

Ícone de aviso

O acesso de escrita também autoriza outros utilizadores a (acidentalmente ou deliberadamente) eliminar ou alterar um ficheiro.