Ordenação e agrupamento

Na caixa de diálogo Ordenação e agrupamento da Criador de relatórios, é possível definir os campos que devem ser ordenados no relatório e os campos que devem ser mantidos juntos para formar um grupo. Se agrupar um relatório por um determinado campo, todos os registos com o mesmo valor desse campo serão mantidos juntos num grupo.

A caixa Grupos mostra os campos numa ordem de cima para baixo. Pode selecionar qualquer campo e, em seguida, clicar no botão Mover para cima ou Mover para baixo para mover o campo na lista.

A ordenação e agrupamento será aplicada de acordo com a ordem da lista, de cima para baixo.

Por norma, é criado um novo grupo em cada valor alterado de um registo do campo selecionado. Pode alterar esta propriedades consoante o tipo de campo:

  1. Para campos do tipo Texto, pode selecionar Caracteres do prefixo e introduzir um número n de caracteres na caixa de texto seguinte. Os registos que são idênticos nos primeiros n caracteres serão agrupados juntos.

  2. Para campos do tipo Data/hora, é possível agrupar os registos pelo mesmo ano, trimestre, mês, semana, dia, hora ou minuto. Pode especificar adicionalmente um intervalo para semanas e horas: 2 semanas agrupa os dados em grupos bissemanais, 12 horas agrupa os dados em grupos de meio dia.

  3. Para campos do tipo Numeração automática, Moeda ou Número, é especificado um intervalo.

Ao especificar que pretender manter alguns registos na mesma página, existem três opções:

  1. Não - os limites da página não são considerados.

  2. Grupo inteiro - imprime o cabeçalho do grupo, a secção de detalhe e o rodapé do grupo na mesma página.

  3. Com o primeiro detalhe - imprime o cabeçalho do grupo apenas numa página se também for possível imprimir o primeiro registo de detalhe na mesma página.