Criador de relatórios

O criador de relatórios é uma ferramenta para criar relatórios de base de dados. Ao contrário do assistente de relatórios, se utilizar o criador de relatórios, pode controlar a criação do relatório conforme pretende. O relatório gerado é um documento do Writer que também pode editar.

Ícone de nota

Para utilizar o Criador de relatórios, tem que instalar o componente. Adicionalmente, deverá instalar o Java Runtime Environment (JRE) e selecionar a sua utilização nas definições do LibreOffice.


Para instalar o JRE

O Criador de relatórios requer a existência de um Java Runtime Environment (JRE).

  1. Escolha - LibreOffice - Avançado.

  2. Aguarde um pouco enquanto o LibreOffice recolhe as informações do programa Java instalado no sistema.

    Se for localizada uma versão recente do JRE no sistema, poderá visualizar uma entrada na lista.

  3. Clique no botão de opção em frente à entrada para que esta esta versão do JRE seja utilizada no LibreOffice.

  4. Certifique-se de que a opção Utilizar um Java Runtime Environment está ativa.

Se não for encontrada qualquer versão do JRE no seu computador, abra o navegador web e descarregue-o em http://www.java.com. Instale o JRE, reinicie o LibreOffice e aceda a - LibreOffice - Avançado.

Para abrir o Criador de relatórios

  1. Abra um ficheiro do Base ou crie uma nova base de dados. A base de dados tem de conter pelo menos uma tabela com pelo menos um campo de dados e um campo de chave primária.

  2. Clique no ícone Relatórios na janela do Base e escolha Criar relatório na vista de design.

    É apresentada a janela Criador de relatórios.

O Criador de relatórios está dividido em três partes. Na parte superior está o menu com as barras de ferramentas em baixo.

À direita, é apresentada a janela Propriedades com os valores de propriedade do objeto selecionado.

À esquerda, é apresentada a vista de Criação de relatórios. A vista Criação de relatórios está inicialmente dividida em três secções, de cima para baixo:

  1. Cabeçalho da página - arraste os campos de controlo com texto fixo para a área do Cabeçalho da página

  2. Detalhe - arraste e large os campos da base de dados para a área de Detalhe

  3. Rodapé da página - arraste os campos de controlo com texto fixo para a área do Rodapé da página

Para inserir uma área adicional do Cabeçalho do relatório e Rodapé do relatório, escolha Editar - Inserir cabeçalho/rodapé do relatório. Estas áreas contêm texto que é apresentado no início e no final do relatório completo.

Clique no ícone "-" em frente a um nome de área para recolher a área para uma linha na vista Criação de relatórios. O ícone "-" é alterado para um ícone "+" onde pode clicar para expandir novamente a área.

Os campos de base de dados são inseridos ao arrastar e largar na área Detalhe. Consulte a secção seguinte "Para inserir campos no relatório".

Para além disso, pode clicar no ícone da Etiqueta ou Caixa de texto e arrastar um retângulo na área do cabeçalho da página ou do rodapé da página, para definir o texto que será igual em todas as páginas. O texto é introduzido na caixa Etiqueta da janela Propriedades correspondente. Também pode adicionar imagens utilizando o ícone correspondente.

Para ligar o relatório a uma tabela de base de dados

  1. Desloque o rato para a vista de propriedades. São apresentados os separadores Geral e Dados.

  2. No separador Dados, clique em Conteúdo para abrir a caixa de combinação.

  3. Selecione a tabela para a qual pretende criar o relatório.

  4. Após selecionar a tabela, prima a tecla Tab para sair da caixa Conteúdo.

A janela Adicionar campo abre e mostra todos os campos da tabela selecionada.

Para inserir campos no relatório

A janela Adicionar campo ajuda-o a inserir as entradas da tabela no relatório. Na barra de ferramentas, clique no ícone Adicionar campo para abrir a janela.

  1. Arraste e largue os nomes dos campos individualmente da janela Adicionar campo para a área Detalhe do relatório. Posicione os campos conforme pretender. Utilize os ícones das barras de ferramentas para alinhar os campos.

    Não é possível sobrepor os campos. Se largar um campo da tabela na área Detalhe, será inserida uma etiqueta e uma caixa de texto.

  2. Também pode inserir o texto que deverá ser igual em todas as páginas do relatório. Clique no ícone Campo de etiqueta Ícone e, em seguida, arraste um retângulo na área do Cabeçalho da página ou no Rodapé da página. Proceda à edição da propriedade Etiqueta para mostrar o texto que pretende.

Depois de inserir campos na vista de detalhe, o relatório estará pronto a ser executado.

Para executar um relatório

  1. Clique no ícone Executar relatório Ícone na barra de ferramentas.

É apresentado um documento do Writer que mostra o relatório criado, contendo todos os valores da tabela da base de dados que inseriu.

Se o conteúdo da base de dados tiver sido alterado, execute novamente o relatório para atualizar o relatório de resultados.

Para editar um relatório

Primeiro decida se pretende editar o relatório gerado, que é um documento estático do Writer, ou se pretende editar a vista Criação de relatórios e gerar um novo relatório com base no mesmo design.

O documento do Writer é aberto no modo de leitura. Para editar o documento, clique em Editar documento na barra de informações ou escolha Editar - Modo de edição.

Se pretender editar a vista do Criador de relatórios, poderá alterar algumas propriedades.

Clique na área Detalhes. Em seguida, na janela Propriedades, altere algumas propriedades, por exemplo a cor de fundo.

Depois de terminar, clique no ícone Executar relatório Ícone para criar um novo relatório.

Se fechar o Criador de relatórios, ser-lhe-á perguntado se o relatório deverá ser guardado. Clique em Sim, atribua um nome ao relatório e clique em Aceitar.

Ordenar o relatório

Sem ordenação ou agrupamento, os registos serão inseridos no relatório de acordo com a ordem pela qual foram obtidos da base de dados.

  1. Abra a vista Criador de relatórios e clique no ícone de Ordenação e agrupamento Ícone na barra de ferramentas. É apresentada a caixa de diálogo Ordenação e agrupamento.

  2. Na caixa Grupos, clique no campo que será o primeiro campo de ordenação e defina a ordenação.

  3. Execute o relatório.

Agrupamento

  1. Abra o Criador de relatórios e clique no ícone Ordenação e agrupamento Ícone da barra de ferramentas. Surgirá a caixa de diálogo Ordenação e agrupamento.

  2. Na caixa Grupos, abra a caixa de lista Cabeçalho do grupo e selecione a apresentação do cabeçalho do grupo.

  3. Clique no ícone Adicionar campo Ícone para abrir a janela Adicionar campo.

  4. Arraste e largue a entrada de campo que pretende agrupar na secção do cabeçalho do grupo. Em seguida, arraste e largue os campos restantes para a secção Detalhe.

  5. Execute o relatório. O relatório apresenta os registos agrupados.

Se quiser ordenar e agrupar, abra a vista Criador de relatórios e, em seguida, abra a caixa de diálogo Ordenação e agrupamento. Selecione a apresentação de um cabeçalho do grupo para os campos que pretende agrupar, e a opção para ocultar o cabeçalho do grupo para os campos que pretende ordenar. Feche a janela Ordenação e agrupamento e execute o relatório.

Atualizar e imprimir os dados

Ao inserir dados novos ou editar dados na tabela, um novo relatório mostrará os dados atualizados.

Clique no ícone Relatórios Ícone e clique duas vezes no último relatório gravado. Será criado um novo documento do Writer que apresenta os novos dados.

Para imprimir um relatório, escolha Ficheiro - Imprimir a partir do documento do Writer.