Ligação JDBC

Especifica as opções para aceder a uma base de dados JDBC.

Exemplos de JDBC

Pode utilizar uma classe de controlador JDBC para estabelecer uma ligação a uma base de dados JDBC a partir do LibreOffice. A classe de controlador é facultada pelo fabricante da base de dados. Dois exemplos de bases de dados JDBC são o Oracle e o MySQL.

Ícone de nota

As classes do controlador deve ser adicionadas ao LibreOffice em - LibreOffice - Avançado.


Base de dados Oracle

Pode utilizar um controlador JDBC para aceder a uma base de dados Oracle a partir de Solaris ou Linux. Para aceder a uma base de dados a partir do Windows, é necessário um controlador de ODBC.

Na caixa URL da origem de dados, introduza a localização do servidor de base de dados Oracle. A sintaxe URL depende do tipo de base de dados. Para obter mais informações, consulte a documentação que acompanha o controlador JDBC.

Para uma base de dados Oracle, a sintaxe do URL é:

oracle:thin:@hostname:port:database_name

Base de dados MySQL

O controlador para a base de dados MySQL está disponível no site do MySQL.

A sintaxe para uma base de dados MySQL é:

mysql://hostname:port/database_name

URL da origem de dados

Introduza o URL para a base de dados. Por exemplo, para o controlador MySQL JDBC, introduza "jdbc:mysql://<Nome do servidor>/<nome da base de dados>". Para obter mais informações sobre o controlador JDBC, consulte a documentação que acompanha o mesmo.

Classe do controlador JDBC

Introduza o nome do controlador JDBC.

Ícone de aviso

Antes de poder utilizar um controlador JDBC, tem que adicionar o caminho da respetiva classe. Escolha - LibreOffice- Avançado e clique no botão Caminho da classe. Depois de adicionar o caminho, reinicie o LibreOffice.


Testar classe

Testa a ligação com as definições atuais.

Autenticação

Assistente de bases de dados