Relações

Este comando abre a janela Design de relação que permite ao utilizador definir relações entre as várias tabelas na base de dados.

Aqui pode estabelecer ligações entre tabelas da base de dados atual através de campos de dados comuns. Clique no ícone Nova relação ou arraste e largue com o rato para criar as relações.

Para aceder a este comando...

Numa janela de ficheiros de base de dados, escolha Ferramentas - Relações


Ícone de nota

Esta função só está disponível se estiver a trabalhar com uma base de dados relacional.


Ao escolher Ferramentas - Relações, é aberta uma janela onde são exibidas todas as relações existentes entre as tabelas da base de dados atual. Se não tiverem sido definidas quaisquer relações ou se pretender estabelecer relações entre outras tabelas da base de dados, clique no ícone Adicionar tabelas. A caixa de diálogo Adicionar tabelas abre e nela pode ser efetuada a seleção das tabelas que pretender.

Ícone

Inserir tabelas

Ícone de nota

Se a janela Design de relação estiver aberta, as tabelas selecionadas não podem ser modificadas, mesmo no modo de design. Este procedimento assegura que as tabelas não são alteradas enquanto está a ser efetuada a criação das relações.


As tabelas selecionadas são exibidas na área superior da vista de design. Também é possível fechar a janela de uma tabela no menu de contexto ou utilizando a tecla Delete.

Mover e modificar o tamanho de uma tabela

Pode redimensionar e dispor as tabelas da forma que pretender. Para mover tabelas, arraste a margem superior para a posição pretendida. Aumente ou reduza a dimensão na qual a tabela é apresentada posicionando o cursor do rato numa margem ou canto e arrastando a tabela até que esta tenha a dimensão pretendida.

Chave primária e outra chave

Se pretender definir uma relação entre tabelas diferentes, deverá introduzir uma chave primária que identifique um campo de dados da tabela existente de forma clara. Pode fazer referência à chave primária a partir de outras tabelas para aceder aos dados desta tabela. Todos os campos de dados que se refiram a esta chave primária serão identificados como uma chave externa.

Todos os campos de dados que se refiram a uma chave primária serão identificados na janela da tabela por um pequeno símbolo em forma de chave.

Definir relações

Todas as relações existentes são apresentadas na janela de relações através de uma linha que liga o campo chave primária e os outros campos chave. Pode adicionar uma relação utilizando a função arrastar e largar para largar o campo de uma tabela sobre o campo de outra. Uma relação é novamente removida selecionando-a e premindo a tecla Delete.

Em alternativa, também é possível clicar no ícone Nova relação na parte superior da área do campo da relação e definir a relação entre duas tabelas na caixa de diálogo Relações.

Ícone

Nova relação

Ícone de aviso

Se utilizar o LibreOffice como entrada para uma base de dados relacional, a criação e eliminação de relações não é colocada numa memória intermédia pelo LibreOffice, mas são diretamente enviadas para a base de dados externa.


Ao clicar duas vezes numa linha de ligação, é possível atribuir determinadas propriedades à relação. É aberta a caixa de diálogo Relações .