Consultas

Uma "consulta" é uma vista especial de uma tabela. As consultas podem mostrar determinados registos ou apenas determinados campos por registo e, se necessário , ordenar estes registos. Uma consulta pode ser aplicada a uma ou a várias tabelas, se estas estiverem associadas por campos de dados comuns.

Para aceder a este comando...

Numa janela de ficheiros de base de dados, clique no ícone Consultas


Utilizar consultas para encontrar registos de tabelas de dados com base em determinados critérios. Todas as consultas criadas para uma base de dados estão listadas na entrada Consultas. Uma vez que esta entrada contém as consultas de base de dados, também se pode intitular "contentor de consultas".

Imprimir consultas

Para imprimir uma consulta ou uma tabela:

  1. Abra um documento de texto (ou um documento de folha de cálculo se preferir as funções específicas para este tipo de documento).

  2. Abra o ficheiro de base de dados e clique no ícone Tabela se pretender imprimir uma tabela ou clique no ícone Consulta se pretender imprimir uma consulta.

  3. Arraste o nome da tabela ou da consulta para o documento de texto ou folha de cálculo aberto(a). É apresentada a caixa de diálogo Inserir colunas de bases de dados.

  4. Decida quais as colunas = campos de dados que pretende incluir. Também é possível clicar no botão Formato automático e selecionar o tipo de formato correspondente. Feche a caixa de diálogo.

    A consulta ou tabela será inserida no documento.

  5. Imprima o documento através de Ficheiro - Imprimir.

Ícone da dica

Também pode abrir a vista Origem de dados (Ctrl+Shift+F4), selecionar a totalidade da tabela da base de dados (clique no botão do canto superior esquerdo da tabela) e, em seguida, arrastar a seleção para um documento de texto ou folha de cálculo.


Ordenar e filtrar dados

Permite ordenar e filtrar os dados numa tabela de consulta.

Design de consulta

Com o Design de consulta, pode criar e editar uma consulta ou uma vista.

Barra Design de consulta

Ao criar ou editar uma consulta SQL, utilize os ícones na barra Design de consulta para controlar a exibição de dados.

Consultar várias tabelas

O resultado da consulta pode conter dados de várias tabelas se estas estiverem associadas entre si através de campos de dados adequados.

Formular critérios de consulta

É possível descobrir quais os operadores e comandos que podem ser utilizados para formular as condições de filtragem para uma consulta.

Executar funções

Pode fazer cálculos com os dados de uma tabela e guardar os resultados como um resultado de consulta.